Profissionais da rede municipal de saúde de Guaraí recebem treinamento do Hospital Albert Einstein para o sistema de consultas remotas Telemedicina

Guaraí pretende implementar a nova tendência de atendimento médico especializado para consultas por meio virtual. Durante o Telemedicina, um médico clínico acompanha presencialmente o paciente, como mediador e auxiliar.

Nesta sexta-feira, 04, profissionais de saúde da rede municipal de Guaraí serão capacitados com o curso de qualificação para atendimentos remotos, por meio do sistema Telemedicina, promovido pelo Hospital Albert Einstein-São Paulo. O treinamento contempla 11 servidores, sendo seis médicos e cinco integrantes da equipe de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, que atuarão no auxílio das consultas com especialistas por meio virtual.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí, o atendimento é considerado remoto, com o médico especialista em São Paulo, por exemplo, de forma virtual, e o paciente acompanhado de um médico clínico presencialmente em Guaraí, sendo o profissional intermediário do especialista online, a fim de esclarecer e oferecer orientações ao paciente. A equipe de regulação ficará responsável pelo controle do fluxo de pacientes.

“O objetivo é a otimização dos tratamentos, aumentando a capacidade de atendimento, facilitando os deslocamentos de médicos e pacientes, o que dá mais agilidade na obtenção de diagnósticos. O teleatendimento proporciona modernização tecnológica com a associação dos atendimentos presencial e a distância, além de trazer grandes benefícios à população”, explica o secretário municipal de Saúde, Wellington de Sousa.

O curso será promovido pela equipe de treinamento responsável pelo sistema de Telemedicina do Hospital Albert Einstein.  Guaraí ofertará sete especialidades nesse primeiro momento: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria.

Para a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, os serviços pelo sistema remoto Telemedicina une a tecnologia e a saúde. “Vai agilizar bastante o atendimento às pessoas. Um ganho para a nossa população, pois passamos a contar com médicos renomados, especialistas, atendimento com qualidade e segurança, sem o paciente precisar se deslocar para fora do município. É uma iniciativa que moderniza a rede de saúde e todos vão ganhar com isso”, ressaltou.

A capacitação é voltada ao Sistema Único de Saúde em especialidades médicas é por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau/TO) e Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí.

Programação

14 às16 horas: Treinamento com equipe responsável pela telemedicina

16 horas: Consulta Cardiologista 1

16h30 Consulta Cardiologista 2

17 horas Consulta Cardiologista 3

17h30 Consulta Cardiologista 4

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo