Profissionais de saúde de Araguaína visitam Guaraí para conhecer sistema Telemedicina de atendimento das especialidades médicas

Pelo 3º mês consecutivo, Guaraí lidera o ranking estadual de atendimentos realizados em parceria com o Hospital Albert Einstein, que oferece consultas por meio do Telemedicina

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína acompanha o funcionamento do Telemedicina em Guaraí

Profissionais de saúde de Araguaína estiveram em Guaraí visitando a Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, 10/09, com o objetivo de conhecer o sistema remoto Telemedicina, implementado em 2022 na rede municipal para atender às demandas das especialidades médicas. A iniciativa tem se tornado referência e modelo para outros municípios.

De acordo com a diretora técnica da Atenção Especializada de Saúde de Araguaína, Caroline Tomazi, o objetivo da visita foi sanar dúvidas sobre o funcionamento do sistema. “Acompanhar de perto a experiência de como está funcionando o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), de tal maneira que pretendemos implementar em Araguaína”, esclarece. 

Reportagem da TV Anhanguera repercute o inovador sistema de Telemedicina implementado em Guaraí para atendimento das especialidades médicas

Conforme o secretário municipal de Saúde, Wellington de Sousa, a visita dos profissionais de saúde de Araguaína comprova o sucesso da inovadora experiência implementada em Guaraí. “Fomos um dos primeiros municípios a aderir ao sistema telemedicina. O objetivo é a otimização dos tratamentos, aumentando a capacidade de atendimento, evitando longos deslocamentos de médicos e pacientes, por outro lado, dá mais agilidade na obtenção de diagnósticos. O Telemedicina proporciona modernização tecnológica com a associação dos atendimentos presenciais e a distância, tem sido um grande benefício à população”, avalia o gestor.

Paciente recebendo atendimento pelo sistema remoto Telemedicina em uma unidade de saúde de Guaraí

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína foi composta pelo médico Carlos Henrique Martins; Caroline Tomazi, diretora técnica da Atenção Especializada; Macione Mota Pinto, diretora de regulação; e Hugo Marinho, diretor de tecnologia da informação.

Guaraí lidera ranking de atendimentos pelo telemedicina

Pelo 3º mês consecutivo, Guaraí lidera o ranking estadual de atendimentos realizados em parceria com o Hospital Albert Einstein, que oferece consultas por meio da telemedicina. De fevereiro de 2022 até os dias atuais, a Secretaria Municipal de Saúde atendeu e beneficiou 482 pacientes, incluindo retornos.

Especialidades ofertadas: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria, psiquiatria. 

Como funciona o Telemedicina

Em Guaraí, o sistema telemedicina oferta um médico especialista em São Paulo, por exemplo, de forma virtual, e o paciente acompanhado de um médico clínico presencialmente em uma unidade de saúde de Guaraí, sendo o intermediário do especialista online, a fim de esclarecer e oferecer orientações ao paciente. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí disponibiliza equipamentos, uma sala, clínico geral e a estrutura de atendimento. Já o Albert Einstein, uma das mais renomadas instituições privadas de saúde do país, oferece os especialistas.

Telemedicina

O TeleMedicina é pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau/TO) e Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo