Prefeitura de Guaraí decreta luto oficial de três dias em virtude do falecimento do servidor público municipal Wanthonny Bosso

Luto Oficial não configura feriado

Foi publicado na edição do Diário Oficial do Município (D.O.M), desta quarta-feira, 12, o Decreto nº 1.801 que declara Luto Oficial de três dias em Guaraí, a partir de hoje, em virtude do falecimento do servidor público Wanthonny Bosso, de 46 anos, engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Wanthonny Bosso faleceu na manhã desta quarta-feira, conforme informações, vítima de complicações de uma pneumonia, em Palmas.

Em nota de pesar, a prefeita Fátima Coelho disse que Wanthonny foi um guardião em defesa da preservação ambiental. “Ele não mediu esforços para usar todo o conhecimento acadêmico adquirido ao longo da sua vida profissional para promover educação ambiental e minimizar os efeitos que poderemos sofrer no futuro. Neste momento, lamentamos pela perda e estamos com nossa fé em Deus e em oração para o conforto dos familiares e amigos”, frisou a chefe do Poder Executivo.

Legado

Em sua profissão, Wanthonny deixa um legado de luta em defesa da preservação ambiental. O engenheiro ambiental também era diretor da Defesa Civil Municipal e atuava nas ações de educação na brigada de prevenção, controle e combate às queimadas.

Wanthonny Bosso é natural de Guaraí, graduado pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e servidor efetivo do município desde 2012.  Bosso deixa esposa e uma filha.

Luto Oficial não configura feriado

O Luto Oficial é o sentimento de pesar ou dor pela morte de alguém, proposto por uma autoridade legalmente constituída. Pela regra, as autoridades que decretam luto oficial são o Presidente da República, para todo território nacional, o Governador e o Prefeito Municipal em suas respectivas unidades federativas.

Por ser um ato simbólico, de agradecimento e reconhecimento à pessoa que faleceu, o Luto Oficial não configura feriado.