Rota escolar da Matinha e Mirandópolis: A prefeita Fátima Coelho, firma termo de cooperação com Joctã, prefeito de Colméia.

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho e o Secretário de Educação Sebastião Mendes, estiveram nessa segunda-feira, 31 de julho,  renunidos no gabinete do gestor de Colméia, Joctã dos Reis e a secretária de educação Kelly Rejaine, com as equipes jurídicas, tendo como pauta as ROTAS ESCOLARES, pertencentes ao distrito da Matinha e Mirandópolis, onde o território passou a pertencer ao municipio de Colméia.

O fato é que existe uma resistência dos pais em matricularem os alunos no município de Colméia, mesmo após tentativas de consciêntização por parte da secretária de Educacão Kelly Rejaine e o Subsecretário Miroslave – responsável pelo transporte escolar do município, porém não houve acordo.

A Técnica de Transportes estadual Waleria Eduarda Rodrigues também entrou em contato com estes pais, validando a permanência dos alunos no município de Guaraí. O Secretário municipal de Educação de Guaraí não recusou, porém também não pode arcar com as despesas do transporte escolar sem ter uma base legal.

As rotas são: Rota Matinha: Pedro Braga/Pedro Guida; Rota Região de Mirandópolis/ Lagedo; Rota Matinha do Sinha. Diante disso, após deliberar sobre o problema a Assessora Jurídica da Educacão de Colméia, Dra. Fiama Barbosa e a Assessora Jurídica de Guaraí, Dra. Marcela Felix, chegaram a conclusão de que seria viável a elaboração de um Termo de Cooperação entre os municípios para arcar em conjunto com os custos da Rota, após cada município adequar o seu orçamento.

Os dois municípios farão um levantamento para ser verificada a quantidade de alunos para definição do valor per capta, para definir o valor que o município de Colméia – TO repassará para o município de Guaraí – TO, em atendimento ao objeto do Termo.