Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres é entregue com a presença do governador, Wanderlei Barbosa, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade em Guaraí

Guaraí, TO – Em uma atmosfera de celebração e compromisso, o Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira, 03, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A solenidade marcou a conclusão das obras de reforma e ampliação realizadas na instituição, que agora se destaca como um importante centro educacional no estado.

As melhorias realizadas na escola foram abrangentes, resultantes de um investimento significativo de mais de R$ 1,7 milhão, pelo Governo do Estado do Tocantins, com o propósito de proporcionar um ambiente favorável ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos estudantes.

A renovação foi total, foram muitas a melhorias feitas pela reforma, dentre elas: a conclusão do refeitório com a instalação de ares condicionados; A construção de passarela coberta que dá acesso das salas de aulas ao refeitório; Projeto de prevenção e combate a incêndio; Reforma de duas salas administrativas; Reforma de banheiros; Implantação de sistema fotovoltaico; Melhoramento na altura e aparência do muro frontal e; Revitalização das pinturas.

O diretor do CEM Oquerlina Torres, Luiz Antônio de Souza, nos contou como as obras melhoraram o ambiente escolar:

“[…] Todas essas melhorias farão com que os estudantes se sintam bem atendidos e em contrapartida surtirão efeitos positivos na construção do projeto de vida, de cada um através da realização dos seus sonhos, tornando-os em Jovens protagonistas, autônomos, solidários e competentes no enfrentamento dos desafios do século XXI.”

Além das melhorias estruturais, o Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres destaca-se por ser palco de diversos eventos culturais no município de Guaraí. Sua nova infraestrutura possibilita a realização de festivais culturais, apresentações de dança, teatro e outras atividades que envolvem tanto a comunidade escolar quanto a população local, enriquecendo a vida cultural da cidade.

O NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) do Selo Unicef, também presente na escola, é outro aspecto relevante. Com os jovens como protagonistas, o NUCA promove ações de conscientização social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, contribuindo para o fortalecimento dos laços comunitários e incentivando a participação ativa dos estudantes na construção de uma sociedade mais solidária e comprometida.

A inauguração do CEM Oquerlina Torres representa não apenas um marco na educação do Tocantins, mas também o reconhecimento do valor da educação integral. O compromisso do Governo do Estado em investir na formação de cidadãos críticos, preparados e participativos é refletido nesta instituição de ensino. A comunidade educacional de Guaraí celebra essa conquista com entusiasmo, vislumbrando um futuro promissor para seus jovens e para o desenvolvimento de toda a região.