Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos publica carta em comemoração ao Dia do Cerrado

No dia em que se celebra o Dia do Cerrado, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Guaraí lançou uma carta em um apelo à conscientização e à ação coletiva em prol da preservação desse tesouro natural. Sob o lema “A jornada começa aqui”, a carta destaca a necessidade de compreensão e engajamento de todos para proteger não apenas o Cerrado, mas também seu legado para as futuras gerações.

O Cerrado, muitas vezes referido como a “savana brasileira”, é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, rivalizando com florestas tropicais em termos de variedade de espécies vegetais e animais. No entanto, enfrenta ameaças constantes devido à expansão agrícola desenfreada, desmatamento, queimadas e crescimento urbano descontrolado, colocando em risco a integridade desse ecossistema fundamental.

Para enfrentar essas ameaças, o governo e organizações não governamentais têm implementado medidas inovadoras, como a regulamentação das operações de carvoarias que utilizam matéria-prima proveniente de desmatamento irregular, o estabelecimento de Reservas Particulares do Patrimônio Natural e a proposta de implementação do ICMS Ecológico. Além disso, um mapeamento detalhado dos remanescentes do bioma tem auxiliado em estratégias de conservação mais eficazes.

Uma das estratégias destacadas na carta é a criação, promoção e manutenção de Unidades de Conservação, que têm se mostrado fundamentais para a preservação da biodiversidade do Cerrado. A necessidade de educar e conscientizar a população sobre a importância desse bioma também é enfatizada, pois a conexão entre a existência humana e a existência do Cerrado é intrínseca.

A carta publicada pela Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Recursos Hídricos serve como um chamado à ação e uma lembrança de que a responsabilidade recai sobre todos nós. À medida que comemoramos o Dia do Cerrado, é fundamental reconhecer sua magnificência e se comprometer com a proteção desse tesouro natural, não apenas para as atuais gerações, mas também para as futuras. A jornada começa agora, com a compreensão de que cada indivíduo desempenha um papel vital na garantia de que o legado do Cerrado perdure.

Confira a carta na integra:

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo