CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO: DIGA SIM À VIDA E NÃO AS QUEIMADAS!

Durante o período de estiagem em que os incêndios florestais persistem como um desafio constante, a Campanha Diga Não as Queimadas ganham ainda mais relevância. As chuvas escassas e as altas temperaturas contribuem para o ressecamento do solo e da vegetação onde intensificam as ameaças dos incêndios. Vale lembrar que as queimadas não acarretam apenas danos ambientais, mas também configuram um crime ambiental passível de multa e/ou detenção, conforme disposto na Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/1998.

Nesse contexto, a educação e a mobilização da comunidade surgem como pilares fundamentais para prevenir esse problema. A nossa ação se torna indispensável para evitar que tais incidentes ocorram. Entre as medidas cruciais, podemos destacar: a não queima de resíduos sólidos, como folhas e galhos secos; a conscientização para não descartar pontas de cigarro nas vias públicas e evitar a queima de lixo doméstico próximo à vegetação.

É importante frisar que a fumaça gerada por esses incêndios não apenas prejudica a qualidade do ar que respiramos, mas também acentua os riscos de enfermidades respiratórias, além de comprometer a integridade do solo, a qualidade da água que consumimos e a vida dos animais que convivem conosco. Portanto, compreender a amplitude dos efeitos negativos das queimadas nos convoca a uma ação coletiva.

Por isso faça a sua parte. A sua responsabilidade reflete no bem-estar geral, e juntos podemos proteger o nosso ambiente e garantir uma melhor qualidade de vida para nossa comunidade.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo