“Projeto Basquete Esporte é Educar (PBEE) em Guaraí: Formando Cidadãos através do Basquete e Educação”

Professor Rogério e a equipe do Projeto PBEE

Guaraí tem visto um projeto social que está transformando a vida de jovens e crianças: o Projeto Basquete Esporte é Educar, também conhecido como PBEE-Guaraí. Essa iniciativa é um testemunho do poder do esporte e da educação em moldar o futuro da juventude. O projeto é uma oficina de basquete desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em colaboração com o Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e em parceria com a Associação Emídio Ferreira.

Conquistas no Basquete Estadual: O PBEE-Guaraí recentemente celebrou sua primeira participação em competições oficiais de basquete, marcando um marco histórico. No jogo de estreia, na fase de grupos do campeonato estadual, a equipe conquistou uma importante vitória com um placar de 22 x 11 contra a equipe Basquete Cidadão. Esse triunfo não apenas impulsionou a confiança dos jovens atletas, mas também os motivou a continuar competindo no campeonato estadual.

Parceria entre Secretarias: Essa jornada de sucesso no basquete estadual foi possível graças a uma parceria sólida entre as Secretarias de Assistência Social e de Esporte, Juventude e Turismo de Guaraí. A colaboração entre essas duas áreas demonstra o compromisso da administração municipal em promover oportunidades esportivas e educacionais para a juventude local.

Experiência Intermunicipal: Além do sucesso no cenário estadual, a equipe do PBEE-Guaraí também teve uma experiência intermunicipal notável, com uma vitória emocionante de 46 x 42 contra a equipe Weilers de Araguaína. Essa vitória não apenas solidificou a reputação da equipe, mas também fortaleceu os laços esportivos entre as cidades vizinhas.

• Intercâmbio da viagem de Araguaína

Compromisso com a Educação: Uma característica única do Projeto Basquete Esporte é Educar é a ênfase na educação. O projeto é desenvolvido em horários cedidos pelas escolas parceiras, incluindo a Escola Municipal Sossego da Mamãe, Escola Municipal Leôncio de Sousa Miranda, Escola Municipal Professora Maria do Socorro, Colégio Estadual Antônio Alencar Leão, Colégio José da Costa Soares e Colégio Estadual Irineu Albano e Colégio Raimundo Alencar Leão. Em troca, o projeto incentiva os alunos a manterem boas notas, comportamento exemplar e frequência nas aulas.

Representando o Futuro de Guaraí: A equipe do PBEE-Guaraí é composta por alunos que participam das aulas da oficina de basquete nas escolas estaduais Antônio Alencar Leão, José da Costa Soares, Irineu Albano e Raimundo Alencar Leão. Esses jovens atletas não apenas estão representando Guaraí nos campos de basquete, mas também estão moldando um futuro brilhante para si mesmos e para a comunidade.

O Projeto Basquete Esporte é Educar em Guaraí é um exemplo inspirador de como o esporte e a educação podem se unir para capacitar a juventude e promover um ambiente de aprendizado e crescimento. À medida que a equipe continua a competir e prosperar, é evidente que eles não estão apenas jogando basquete; eles estão construindo um futuro promissor para Guaraí.