Em Audiência de Prestação de Contas, Prefeitura de Guaraí detalha ações para garantir o equilíbrio fiscal e atender as necessidades da população, frente a arrecadação em queda.

Um importante momento de transparência e prestação de contas à comunidade guaraiense: na última quinta-feira, dia 28, a Prefeitura de Guaraí promoveu a Audiência Pública de Prestação de Contas do 2º quadrimestre de 2023, transmitida pelo Instagram do município.

Diante das dificuldades enfrentadas, como a queda na arrecadação de recursos essenciais como o FPM e ICMS, no quadrimestre, impactou diretamente no índice de despesas com pessoal, que atingiu 51,41% nos últimos 12 meses. No entanto, a Prefeitura tem mantido em dia os pagamentos dos servidores e fornecedores, garantindo a continuidade dos serviços essenciais e investindo em ações que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos guaraienses.

Compromisso com os servidores

A prefeita Fátima Coelho está empenhada na melhoria salarial dos servidores municipais desde o início de sua gestão, sendo tomadas medidas concretas nesse sentido:

• Pagamento de retroativos, especialmente na área da Educação, totalizando mais de R$ 3,2 milhões.
  • Enquadramento de servidores que há anos vinham sofrendo perdas salariais, e a meta é continuar realizando novos enquadramentos à medida que a arrecadação financeira melhore, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • Revisão do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) de todas as categorias, com destaque para a área da Educação, que estão em estudo.

A expectativa é que a arrecadação se recupere, reduzindo o índice da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e possibilitando a revisão salarial de todos os servidores.

Durante a audiência, foram detalhadas as ações realizadas por cada pasta da gestão durante o 2º quadrimestre de 2023, confira:

Relatório Contábil

Secretaria de Obras e Infraestrutura

Secretaria de Administração, Finanças e Habitação

Secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Secretaria de Educação e Cultura

Secretaria de Assistência Social

Guaraí Prev

Em resumo, Guaraí enfrenta desafios, mas está determinada a garantir o equilíbrio fiscal e atender às necessidades de sua população. A transparência e o comprometimento da gestão são pilares fundamentais desse processo.