Gestantes do Paif são beneficiadas com kits, como parte da política de assistência social de Guaraí.

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma importante iniciativa neste mês de outubro, ao distribuir kits para bebês às gestantes participantes do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Estes kits, compostos por fraldas, roupas, mantas, bolsas, kits de higiene e banheira, fazem parte dos benefícios eventuais previstos na política de assistência social e têm como objetivo auxiliar as futuras mamães a enfrentar as necessidades materiais básicas para receber o novo membro de suas famílias.

O que é o Paif

O Paif, ou Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, é um programa de caráter continuado que visa fortalecer a função protetora das famílias, prevenindo a ruptura dos laços familiares, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Entre seus principais objetivos, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família, a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias, o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, além do apoio às famílias que possuem membros necessitados de cuidados.

Quem pode participar do programa

O programa é voltado às gestantes de baixa renda familiar. Para participar é necessário entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) pelo telefone (63) 3464-4849, ou no endereço, Rua Antônio Miranda Filho, Setor Aeroporto II, durante o horário de atendimento, de segunda a quinta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17:30h, e na sexta-feira, das 07h30 às 13h30. As interessadas devem apresentar documentos como CPF, RG, comprovante de endereço, título de eleitor e Cad Único.