Prefeitura de Guaraí convoca interessados em alinhar esforços para a Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Guaraí, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está convocando os cidadãos guaraienses para participar de uma importante reunião de alinhamento cultural. O encontro é especialmente direcionado aos interessados em contribuir para a execução da Lei Complementar n° 195, de 8 de julho de 2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. A reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 20 de novembro, às 10 horas, e acontecerá no auditório da Prefeitura de Guaraí.

O objetivo primordial desse encontro é promover uma discussão ampla sobre o formato do edital e fornecer informações detalhadas sobre a execução dessa lei. A expectativa é engajar e orientar todos os interessados em participar ativamente desse movimento cultural.

A Lei Paulo Gustavo, uma homenagem ao saudoso ator e humorista falecido em 2021, reserva ao setor cultural no Brasil um montante significativo de recursos, totalizando R$ 3,8 bilhões. Destes, o Tocantins terá acesso a R$ 41,7 milhões, sendo destinados pouco mais de R$ 240 mil para o município de Guaraí.

Segundo Sebastião Mendes, secretário municipal de Educação e Cultura de Guaraí, o plano de ação encaminhado ao Ministério da Cultura tem como propósito principal articular e apoiar projetos culturais em diversas vertentes, tais como audiovisual, música, dança, artes cênicas, artes visuais, artesanato, literatura, gastronomia, e outras expressões artísticas. “Nosso objetivo é impulsionar a diversidade cultural e fortalecer a criatividade local”, destacou o gestor da pasta cultural.

Guaraí já recebeu o aporte financeiro destinado pela Lei Paulo Gustavo, e os próximos passos agora incluem:

• Reunião com os agentes culturais, visando esclarecer dúvidas e orientações sobre a execução da lei;
  • Elaboração do Edital de Chamamento Público;
  • Cadastro dos Projetos por parte dos agentes culturais;
  • Seleção e divulgação dos projetos selecionados;
  • Execução dos projetos aprovados.

A expectativa é de que esse movimento cultural agregue diferentes iniciativas e potencialize a expressão artística e cultural em Guaraí.