Guaraí avança nas negociações para a criação da Cooperativa de Pescadores CoopiGuaraí e abertura de fábrica de ração e frigorífico

Publicado em

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, juntamente com o secretário municipal de Administração e produtores locais, se reuniu com a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, nesta última quarta-feira, 16, em Palmas, para discutir a criação da Cooperativa de Pescadores CoopiGuaraí e a implementação de uma fábrica de ração e um frigorífico no município. A reunião contou ainda com a presença do secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Aires, e de empresários do Rio Grande do Sul, interessados no projeto.

Essa iniciativa representa um importante passo para consolidar investimentos que visam gerar emprego e renda em Guaraí, além de fomentar a produção local de peixe, que será destinado às escolas e à comunidade. Com a criação da cooperativa e a abertura das unidades de produção, o município se posiciona estrategicamente para desenvolver a piscicultura de forma ordenada e sustentável.

Essas ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura (PNDA 2022/2032) e fazem parte das metas do Programa Trilhas da Piscicultura, do Governo do Tocantins, que busca transformar a produção pesqueira e aquícola em atividades econômicas sustentáveis e geradoras de renda para as comunidades locais. A prefeita Fátima Coelho destacou a importância desse projeto, que irá fortalecer a economia local e beneficiar diretamente os cidadãos de Guaraí.

A expectativa é que, com a criação da cooperativa e as novas indústrias, Guaraí se torne um polo de referência na produção de peixe, contribuindo não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para a segurança alimentar do município.