Profissionais da Saúde de Guaraí participam de Oficina sobre Implante Subdérmico em Palmas

Publicado em

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí participaram, nesta terça-feira (09/12), da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Subdérmico, promovida pelo Ministério da Saúde, no Hotel Girassol Plaza, em Palmas-TO, das 8h às 18h.

A capacitação abordou temas fundamentais para a ampliação da oferta de métodos contraceptivos na rede pública, incluindo direitos sexuais e reprodutivos, métodos disponíveis no SUS, indicações e contraindicações, técnica de inserção e retirada do implante, manejo de complicações e condutas frente a alterações de sangramento.

Representando Guaraí, participaram a enfermeira Laynne Katrycia Souza Lopes Rodrigues e a médica Vitória Cronemberger Nascimento, ambas integrantes da Atenção Primária à Saúde do município.

O implante subdérmico de etonogestrel é um método contraceptivo de longa duração, altamente eficaz (aproximadamente 99%) e reversível. Trata-se de um pequeno bastão inserido sob a pele do braço, capaz de prevenir a gravidez por até três anos. Diferente do DIU, que é inserido no útero, o implante é colocado no tecido subcutâneo do braço, oferecendo uma alternativa segura e moderna para mulheres que buscam métodos de longa duração.
Não protege contra ISTs e pode alterar o padrão menstrual.

Compromisso da gestão municipal

Durante a divulgação da ação, o secretário municipal de Saúde, Wellington Sousa, destacou que a formação representa um avanço importante para o município:

“Estamos fortalecendo a qualificação dos nossos profissionais para ampliar as opções de planejamento familiar em Guaraí. A partir de 2026, a rede municipal passará a ofertar o implante subdérmico como mais uma alternativa de método contraceptivo para as mulheres, garantindo autonomia, segurança e cuidado integral. Nosso compromisso é ampliar o acesso e oferecer um atendimento cada vez mais completo e humanizado.”

Com essa capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde avança na implementação de estratégias que fortalecem a assistência à saúde sexual e reprodutiva das mulheres guaraienses.