Home - A Cidade

A Cidade

 

brasãoLocalizada a 178 quilômetros da capital do Estado do Tocantins, Palmas,e a 1.050 km da capital federal Brasilia. Com o advento da construção da Belém – Brasília, Pacífico Silva, proprietário da fazenda Guará, adquirida dos senhores Serafim Pereira da Silva e Joaquim Pereira da Costa, (vulgo Joaquim Guará), integrado nas correntes políticas da região, resolveu fundar um povoado no local de sua propriedade. Foi então que, auxiliado pelo Sr. Jorge Yunes, gerente proprietário da Companhia de Engenharia que administrava a construção da Belém – Brasília nesta região, Pacífico Silva iniciou a campanha de fundação do Povoado Guará, que se deu nos primeiros meses do ano de 1959. Em 1961, o povoado Guará contava com cerca de 250 habitantes, 25 casas de comércio varejistas, 1 (um) posto de gasolina, 1 (um) campo de pouso, usado pela VASP, e um surto de progresso.
A força de atração da Belém- Brasília (BR-153) é tão intensa que em poucos anos, Guará ultrapassa Tupirama e se torna mais importante, até que, em 1970, a sede municipal foi transferida para o povoado Guará, pela lei Estadual nº 1.177 de 05 de novembro de 1968, passando o Município a denominar-se Guaraí. O nome Guaraí (Guará Pequeno) do Tupi-Guarani, originou-se da palavra Guará, e o nome guará dado a esta região deve-se à grande quantidade do animal guará
que ali existia. A festa religiosa da cidade é celebrada anualmente no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro,Padroeiro da Paróquia.

280px-Tocantins_Municip_Guarai.svg

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º50’03” sul e a uma longitude 48º30’37” oeste, estando a uma altitude de 259 metros. Sua população estimada em 2010 era de 23 200 habitantes. Podemos citar que a mesorregião onde Guaraí se encontra é denominada de Ocidental do Tocantins. Sua microrregião é a de Miracema do Tocantins.

Esportes

Dentre os clubes esportivos de Guaraí, destaca-se o Sport Club Guaraí. Atualmente, disputa o Campeonato Tocantinense de Futebol da primeira divisão. Ultimamente, o clube vem se destacando no cenário esportivo tocantinense, juntamente com a elite estadual. Os jogos são sediados no Estádio Delfino Pereira Lopes com capacidade para 3 500 pessoas e pertence ao Governo Municipal.

Clima

O município de Guaraí possui um clima tropical, com altas temperaturas, variando entre dezoito e 36 graus centígrados. Guaraí, juntamente com as outras cidades do estado, possui uma estação chuvosa, que dura de outubro a meados de maio, e uma estação em que as chuvas são bem raras, durando de maio a setembro.

 

Características geográficas*
Área 2 268,147 km²
População 25.149
Densidade 10,23 hab/km²
PIB Anual R$ 322.367.480,00 (Trezentos e vinte e dois milhões, trezentos e sessenta e sete mil e quatrocentos e oitenta reais)
PIB per capta R$ 13.895,15 (Treze mil, oitocentos e noventa e cinco reais e quinze centavos)
Altitude 259 m
Clima Tropical
 

* Fonte: Site www.ibge.com.br relativo ao ano de 2015.