Testes rápidos: Guaraí promove Dia D de testagem da Covid-19 no próximo sábado, 31; ação contará com drive-thru

Publicado em

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS-Guaraí) promove no próximo sábado, 31, o Dia D de testagem para Covid-19. A ação tem o objetivo de alcançar um público alvo de pessoas do grupo de risco, considerados os mais vulneráveis à doença: crianças de 0 a 5 anos, hipertensos, diabéticos, cardiopatas, obesos e demais comorbidades.

O Dia D de testagem da Covid-19 acontece nas unidades de saúde do município, exceto na UBS José Coelho, na Avenida Tocantins, pois seguirá a rotina e estará em regime de plantão para atendimentos exclusivos aos pacientes suspeitos da Covid-19.

A ação tem como objetivo identificar casos precoces de pacientes positivos, a fim de que os mesmos possam iniciar o tratamento imediato, contribuindo para que a situação da doença não se agrave.

Confira a lista de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal de Guaraí para tratamento de Covid-19

Público alvo: confira os horários

Nas unidades de saúde será das 8h às 10 horas, excepcionalmente para pacientes idosos (acima de 60 anos) e crianças até 5 anos.

Das 10h às 11h30 (pacientes com comorbidades – todas as idades -diabéticos, hipertensos, obesos…).

Drive-thru

Para o Dia D de testagem da Covid-19 está previsto um drive-thru (motos e carros), na Avenida Bernardo Sayão, esquina com a Rua 8, na Praça da Conciliação, das 7h às 12 horas.

Documentos necessários:

Para participar da testagem, a pessoa deve apresentar o Cartão SUS atualizado e documento de Identidade.

Relação dos postos de saúde de Guaraí que estarão atendendo no Dia D de testagem da Covid-19.

UBS Antônia Correia de Almeida – Setor São Luís

UBS Aluísio Tenório Marques – Setor Dantas

UBS Josefa Pestana – Setor Pestana

UBS Maria Célia Valadares – Jardim Brasília

UBS Paulo de Tarso – Setor Aeroporto

UBS Cosme Mariano dos Santos – Jardim Alto Alegre

UBS José Lomazzi Filho – Avenida Tiradentes

Obs: a UBS José Coelho dos Santos, na Avenida Tocantins, não participará da ação, pois estará em regime de plantão para atendimentos exclusivos aos pacientes suspeitos da Covid-19.

Orientações para realização do teste rápido

É necessário estar de jejum ou ter se alimentado de um café da manhã leve como frutas.

Quem já testou positivo para Covid-19, anteriormente, não será realizado teste novamente.

Os pacientes que não puderem comparecer no dia D, poderão realizar o exame durante todo mês de novembro. Para isso, basta ir até uma unidade de saúde do Município, entre os dias 02/11 e 30/11, pegar o pedido do exame com o médico ou enfermeiro, e fazer o agendamento do exame no Laboratório Municipal de Guaraí.

Divulgação

Diante do processo eleitoral, quanto à divulgação relacionada à Covid-19, a ação é necessária e segue uma orientação do Ministério Público Federal (MPF), em um trecho que diz: “a imprescindibilidade de que todas as ações governamentais, relacionadas à Covid-19, sejam publicamente justificadas”.