Resgate histórico: familiares prestigiam inauguração da nova sede da Prefeitura de Guaraí, galeria dos ex-prefeitos e fundador do município

Prefeita Lires Ferneda inaugura oficialmente a sede da Prefeitura de Guaraí, após obras de reforma e ampliação.

“Uma forma de reconhecer o legado deixado por cada prefeito que governou Guaraí e o fundador do nosso município”. Com essas palavras, a prefeita Lires Ferneda recebeu os convidados na noite desta quinta-feira (17/12), no Paço Municipal. Na cerimônia foram inauguradas as obras de reforma e ampliação da Central de Atendimento ao Cidadão, galeria de todos os ex-prefeitos e espaço de dedicado ao fundador do município, Pacífico Silva.

Espaço dedicado ao fundador Pacífico Silva

Familiares do fundador do município, Pacífico Silva, compareceram e não esconderam suas emoções durante a solenidade de inauguração. “Era um anseio muito forte do meu pai fazer da Fazenda Guará uma cidade. Ele doou muitos lotes e contribuiu com a inclusão social no município”, lembrou sua filha Lêda Maria dias Costa, 68 anos.

Pioneiro de Guaraí, Pacífico faleceu em 28 de maio de 1998, sendo considerado um dos principais responsáveis pela criação do município. Parte do território, que hoje integra o perímetro urbano, fazia parte de uma fazenda que Silva adquiriu na década de 1950.

Além do espaço dedicado, o pioneiro guaraiense Pacífico Silva empresta seu nome na fachada do Paço Municipal, completando a identidade visual da nova sede.

Estiveram presentes os familiares: Marcondes Cezar da Silva (neto), Leda Maria dias Costa (filha), Albene Dias Silva Oliveira (neta), Julieta Dias Pinheiro (bisneta), e Albenize Dias Silva Almeida (neta).

Galeria dos ex-prefeitos

“Essa homenagem representa muito para nossa família. Meu avô contribuiu efetivamente para a construção dessa cidade. Nos sentimos honrados por ele estar eternizado nessa galeria”, relatou Thâmita Rodrigues, neta do ex-prefeito Euclides Lima Rodrigues.

A cerimônia de inauguração seguiu no clima de homenagens. O resgate da história política e econômica de Guaraí se completou com a inauguração do espaço (galeria) com a foto de cada um dos 13 ex-prefeitos de Guaraí, incluindo a atual prefeita Lires Ferneda, que encerra seu mandato em 31 deste mês, além do fundador Pacífico Silva, simbolicamente sendo o 14º administrador.

“Todos os prefeitos contribuíram para o desenvolvimento do nosso município. Pra nós da família, foi um reconhecimento por todo o trabalho que ele fez em seus dois pleitos como prefeito de Guaraí”, disse Sonia Maria de Souza Ribeiro, filha do ex-prefeito Carlos da Silveira Bueno (Carlitão).

A cerimônia recebeu representantes dos ex-prefeitos: Pacífico Silva, Euclides Lima Rodrigues, Carlos da Silveira Bueno (Carlitão), Manoel Bueno, Aluísio Tenório Marques, Genésio Ferneda e Lires Ferneda.

“Essa homenagem representou muito para nossa família. Meu avô contribuiu efetivamente para a construção dessa cidade. Nos sentimos honrados por ele estar eternizado nessa galeria”, relatou Thâmita Rodrigues, neta do ex-prefeito Euclides Lima Rodrigues.

Para a prefeita Lires Ferneda, o resgate histórico e econômico de Guaraí está ligado ao legado deixado por cada prefeito que governou o município, além do fundador Pacífico Silva. “São famílias que muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Me sinto lisonjeada por esse momento estar acontecendo na minha gestão”.

Modernidade e investimento tecnológico

Após um longo período sem receber ampliação e reforma geral, agora com um novo visual, a sede da Prefeitura de Guaraí se destaca na Praça da Conciliação, um cartão postal em frente à avenida Bernardo Sayão, no centro da cidade.

Com um total de 1.580,78 m² de área construída, a obra conta com materiais modernos visando à geração de economia e eficiência da estrutura predial.

Também foi investido na aquisição de novos equipamentos de informática, mobiliária para todos os departamentos do Paço Municipal, digitalização do acervo de documentos do município, georreferenciamento, e modernização da estrutura digital para transformar a sede em uma moderna Central de Atendimento ao Cidadão, se tornando referência em atendimento público.

Foto: Katiusse Gris