‘Guaraí sem Dengue’: Prefeitura realiza trabalho de limpeza no sistema de captação de águas pluviais na Avenida Bernardo Sayão

A Prefeitura de Guaraí deu início, nesta quinta-feira (26/08), a uma operação especial de limpeza no sistema de captação de águas pluviais da Avenida Bernardo Sayão. A intervenção segue a um levantamento prévio que apontou os pontos principais para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

SAIBA MAIS: PREFEITURA INICIA MUTIRÃO DE LIMPEZA EM COMBATE À DENGUE A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (31/08)

O trabalho tem diversos benefícios, entre eles minimizar o risco e evitar água parada, responsável pela proliferação de pernilongos ou do Aedes Aegypti.

Focos de dengue

De acordo com um dos agentes de combate às endemias, que esteve realizando vistoria no sistema de captação de águas pluviais da Avenida Bernardo Sayão, foram coletadas amostras em tubitos. Os focos foram examinados e com resultado positivo para dengue.

Recomendação

Durante as vistorias foi verificado resíduos como garrafas e latas descartáveis, embalagens plásticas, diversos resíduos que são despejados nas galerias.

Neste sentido, a Prefeitura reforça o pedido de colaboração aos moradores para que não joguem embalagens, papéis e garrafas no sistema de captação de águas pluviais.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Weliton Mendonça, a população também pode contribuir com outras medidas simples: “Por exemplo, não deixar sacolas de lixo na rua com muito tempo de antecedência do horário do caminhão de coleta, pois a chuva pode vir e carregá-las para os bueiros”.