De autoria do Executivo, projeto que visa a erradicação da pobreza menstrual é protocolado na Câmara Municipal

Para a prefeita Fátima Coelho, o projeto vem de encontro com uma criteriosa política de atenção social. “A falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários, prejudica a saúde dessas mulheres no período da menstruação. Uma estratégia que promove promoção da saúde e dignidade”.

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (21/09), a Prefeitura de Guaraí protocolou o Projeto de Lei nº 011/2021, que visa a erradicação da pobreza menstrual no município. A iniciativa do Poder Executivo, que recebe o nome de “Absorver com Afeto” – seja abas nessa corrente solidária, foi lançada no início do mês de setembro.

LEIA MAIS: ENTENDA O PROJETO ABSORVER COM AFETO

O projeto foi protocolado pela prefeita Fátima Coelho e a idealizadora Karina Sacramento, secretária municipal de Administração, Planejamento, Finanças e Habitação de Guaraí.

De acordo com o Projeto de Lei, a iniciativa pretende arrecadar absorventes higiênicos e doar, principalmente para adolescentes em situação de vulnerabilidade. A campanha será intensificada nas escolas, visando alcançar uma faixa etária feminina, as adolescentes no início da descoberta menstrual, enquanto processo natural no ciclo de vida das mulheres.

Segundo a idealizadora do projeto, Karina Sacramento, o projeto conta com duas vertentes. “Uma delas é a conscientização dos apoiadores para arrecadação dos absorventes, que serão doados para mulheres em situação de vulnerabilidade. A segunda será o desafio de quebrar tabus, desmistificar a menstruação e mostrar para a população em geral que menstruar é fisiológico, é tão natural quanto urinar”.

Parceiros

O “Absorver com Afeto” já conta com 22 parceiros no município que adotaram a iniciativa e tornaram seus comércios pontos de coleta do programa.

Pontos de coleta

Drogaria Mais Saúde

Drogaria União

Orifarma

Droga Mary

Drogaria Brasil

Drogaria Ultra

Preço baixo

Mercados

Giglios

Lemos

Rio Preto

Verdurão Lira

Martins

Santa Luzia

Locais diversos

DRE – Educação

Colégio Impacto

Polícia Rodoviária Federal

Prefeitura de Guarai

Clínica Poliana Veras

Sicredi

Soul (Ouvi Biju)

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo