Em Guaraí, agentes públicos de saúde, educação, social e vereadores debatem planos de combate à gravidez na adolescência

Publicado em
agentes públicos de saúde, educação, social e vereadores debatem planos de combate à gravidez na adolescência, no auditório da Prefeitura de Guaraí.

Em debate promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social de Guaraí, nesta terça-feira (02), no auditório da Prefeitura de Guaraí, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência contou com reforços das secretarias de Saúde e Educação, com participação de parlamentares da Câmara Municipal.

Conduzido pela diretora do Centro de Referência de Proteção Básica (Cras), a neuropsicopedagoga Geysa Paixão, o debate explorou os participantes que demonstraram a conexão entre a gravidez na adolescência e problemas socioeconômicos.

O psicólogo do Cras, Alberto Lemos, defendeu o diálogo com a família. “O arroz com feijão, o dever de casa”.

Para o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes, a qualidade da informação é essencial. “O tema não pode sair da agenda das famílias, das escolas e da comunidade” recomendou.

Ao lado da neuropsicopedagoga Geysa Paixão, a prefeita Fátima Coelho parabenizou a equipe do Cras pelo trabalho desenvolvido em prol de jovens e adolescentes.

Dados Saúde

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde de Guaraí, em 2020, foram 28 registros de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos; 38 casos entre 18 e 19 anos; totalizando 66 grávidas na adolescência.

Câmara Municipal

Representando a Câmara Municipal de Guaraí, os vereadores Rita Lopes e Mikéias Feitosa explanaram os seus conhecimentos sobre a causa no município.

“São fatores econômicos e que precisam de sensibilidade e frente da situação pelas famílias. Não podemos deixar como competência principal do estado e município”, disse o vereador Mikéias Feitosa, reforçado pela sua colega parlamentar, Rita Lopes. “É uma situação que podemos citar diversos exemplos, até nas nossas famílias”, apoiou a vereadora.

O debate contou com a participação da prefeita Fátima Coelho e da secretária municipal de Assistência Social, Maria José Ferreira. “Parabenizamos a equipe do Cras pelo trabalho desenvolvido em prol de nossos jovens e adolescentes”, agradecimentos pela prefeita e secretária da pasta do Social.

Produção audiovisual

Nesta semana, como estratégia, serão divulgados diversos vídeos, produzidos pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaraí, voltados ao combate e prevenção da gravidez na adolescência.

Devido às medidas de prevenção em relação à propagação da Covid19, o evento foi restrito, mas as ações poderão ser acompanhadas pelos vídeos que serão publicados posteriormente.

Selo Unicef

O Município de Guaraí tem aprovação do Selo UNICEF, por seus avanços das políticas públicas e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Lei

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2.019, e tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano.