Referência em paisagismo, Guaraí sofre retirada ilegal de plantas; população pode ajudar denunciando

Para denunciar retirada ilegal de mudas de plantas nos canteiros públicos de Guaraí: (63) 3464-2110

Quem passa pela BR-153, nos cinco quilômetros de travessia urbana na cidade de Guaraí, pode contemplar o belo paisagismo repleto de flores e o verde que se destaca no município. Infelizmente, as mudas das plantas estão sendo retiradas ilegalmente dos canteiros públicos de diversas regiões da cidade.

O triste fato foi constatado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seamarh), responsável pela execução e manutenção dos serviços de jardinagem, após o repentino trabalho de reposição das mudas em locais plantados recentemente.

Um ato ilegal que pode comprometer o projeto de paisagismo da cidade. De acordo com a Seamarh, as plantas das espécies tagetes e vincas são as mais visadas e que mais sofrem com a retirada nos canteiros públicos.

Conforme informações da Seamarh, não é a primeira vez que é preciso fazer a reposição por conta de furtos. Somente nas últimas semanas, mais de 200 mudas de plantas foram repostas em canteiros públicos da cidade.

Segundo o secretário da pasta, Weliton Mendonça, organizar espaços públicos para embelezá-los é um trabalho que mobiliza um grupo de profissionais, equipamentos, além dos custos para o município. “É importante que a população seja fiscal desses espaços, ajudando a zelar e a cuidar”.

Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998:

Art. 49. Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia: Pena – detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Pode parecer inofensivo, mas a desculpa de “arrancar uma mudinha” é crime e vale também para ações praticadas em espaços públicos de Guaraí.

Sabendo que esse tipo de comportamento é de poucas pessoas, a Seamarh conta com o apoio da população para que denuncie e ajude na conservação dos canteiros.

O contato para denúncias na Seamarh: (63) 3464-2110  –  ou pela Ouvidoria do Município: (63) 3464-1161. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30.

Referência em paisagismo e limpeza pública: cenário para belas imagens

Toda essa beleza é resultado de investimentos da Prefeitura de Guaraí em projetos para organização e limpeza urbana. As ações estão sendo planejadas para todas as regiões do município.

O paisagismo tem se transformado em cartões postais pelos cenários captados com belas imagens. As fotos já chegaram a ser divulgadas por turistas que passam pela cidade e são atraídos pela beleza das flores e verdes.