Programa de reabilitação dentária com próteses segue beneficiando os guaraienses

Custeado com recursos próprios da Prefeitura de Guaraí, o programa municipal de reabilitação dentária com próteses pretende entregar 490 peças protéticas em 2021. Já foram concluídos 40 serviços, com 21 pacientes contemplados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2021, está sendo investido R$ 73 mil de recursos próprios do município.

Segundo os relatos dos profissionais de saúde de Guaraí, após a reabilitação dentária, são diversas histórias que os pacientes contam aos odontólogos. Pessoas que antes tinham vergonha de sorrir, agora, com a reabilitação dentária, fazem questão de mostrar seus novos sorrisos.

No cadastramento é feito a triagem dos pacientes e as pessoas contempladas são chamadas de acordo com a lista de espera. “Priorizando critérios de idade e urgências (sem dentes)”, informou a gerente de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Elizabeth da Silva Martins.

Para a cirurgiã dentista Vânia Ribeiro Cosac, o Excelência no Sorriso é um projeto com cunho social, de fundamental importância para a saúde dos pacientes. “Não é estética, é uma necessidade básica de saúde. A perda dos dentes causa um grande prejuízo, físico e emocional. Com o sorriso alterado, o paciente fica constrangido e envergonhado ao sorrir, com aparência um pouco mais envelhecida, podendo acarretar problemas psicológicos, com uma autoestima negativa”, explica.