Cidade inteligente: Guaraí passa a contar com plataforma digital de geotecnologia que integra e moderniza a gestão pública

A prefeita Fátima Coelho comemorou a implementação do sistema de geotecnologia que torna a gestão ágil, econômica e efetiva. “Entramos no caminho de um outro patamar”.

Walquerley Ribeiro I publicado: 11/11/2021 17:15

Engemap e prefeita
A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, recebe os técnicos da Engemap, responsáveis pela implementação do sistema: Hildebrando Vasconcellos (e) e Luciano(d). Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí

No caminho do desenvolvimento para uma gestão tecnológica, a Prefeitura de Guaraí passa a contar com uma ferramenta digital que integra serviços de geotecnologia, inova e coloca o município no patamar de cidade inteligente. Nesta semana, os técnicos da empresa Engemap, responsáveis pela implementação, estão promovendo capacitação com os servidores públicos da Coletoria, Sala Técnica, Saúde e Educação, para o Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Para a prefeita Fátima Coelho, o sistema de geoprocessamento torna a gestão ágil, econômica e efetiva. “Entramos no caminho de um outro patamar. Uma administração moderna, com conhecimento técnico e pleno de seu território. Com essa ferramenta de geotecnologia, Guaraí investe na organização administrativa, passa a integrar um grupo seleto de cidades inteligentes e uma governabilidade inovadora. Tudo isso, coloca os guaraienses no centro do desenvolvimento”, comemorou a prefeita Fátima Coelho.

O sistema de geotecnologia, instalado no servidor da Prefeitura de Guaraí, permite dados sobre a população, o perfil dos imóveis e o crescimento do município. Com inúmeras possibilidades, é possível fazer o reconhecimento preciso da geografia local, o mapeamento da cidade e o cadastro atualizado dos imóveis. É uma plataforma que permite acompanhar, em tempo real, todos os trâmites e processos internos do município.

Segundo o secretário municipal de Articulação Institucional e Desenvolvimento de Guaraí, Oscimar Barbosa, com a implementação desse sistema, o município moderniza sua estrutura administrativa, além de disponibilizar um serviço a mais para o cidadão. “Guaraí larga na frente e se destaca com uma visão inovadora de gestão e investimentos em geotecnologia dos mais modernos do país. Com tudo isso, o geoprocessamento chega para completar e transformar o Paço Municipal em uma Central de Atendimento ao Cidadão, se tornando referência em serviços público”, frisou.

Geotecnologia 3
Nesta semana, os técnicos da empresa Engemap estão promovendo capacitação com os servidores públicos da Coletoria, Sala Técnica, Saúde e Educação, para o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí

Mapeamento aéreo urbano

O sistema de geotecnologia teve início com o mapeamento aéreo urbano. Para isso, foi usado um avião adaptado com câmera de altíssima resolução e precisão para o aerolevantamento, sendo uma cobertura aerofotogramétrica para geração de Ortofotos com GSD (Ground Sample Distance), de 10 cm de resolução. Além disso, o serviço conta com um levantamento a laser, que apresenta toda a altimetria [relevo] do terreno, o que possibilita uma excelente precisão de curvas de níveis para o modelo digital do terreno, da superfície, bem como a atualização da base cartográfica do município.

Benefícios

Com o sistema de georreferenciamento, a Prefeitura de Guaraí avança com o planejamento e definição de políticas públicas direcionadas, além de planejar a oferta de serviços de saúde, educação, regularização fundiária, coleta de lixo, saneamento básico, infraestrutura, rede elétrica, qualidade das construções, e demais serviços públicos.

Recursos federais

O município passa a contar com um sistema de modernização técnica, com informações precisas para pré-projetos que poderão ser apresentados às instituições federais para captação de recursos. Com o sistema, a administração municipal se destaca na precisão das informações que serão disponibilizadas aos órgãos federais.

Após o processo é possível localizar onde estão as demandas e adiantar projetos para solução de problemas das localizações. Os técnicos da Prefeitura de Guaraí contarão com uma ferramenta em tempo real e precisão, com alta definição.

Capa Fachada Prefeitura de Guarai
O sistema de geotecnologia chega para completar e transformar o Paço Municipal em uma Central de Atendimento ao Cidadão, se tornando referência em serviços público. Foto: Katiuesse Gris
Geotecnologia 2
Servidores públicos da Sala Técnica de Engenharia e Topografia recebem treinamento para o uso das ferramentas de geoprocessamento.