Cidade inteligente: Guaraí passa a contar com plataforma digital de geotecnologia que integra e moderniza a gestão pública

A prefeita Fátima Coelho comemorou a implementação do sistema de geotecnologia que torna a gestão ágil, econômica e efetiva. “Entramos no caminho de um outro patamar”.

Walquerley Ribeiro I publicado: 11/11/2021 17:15

A prefeita de Guaraí, Fátima Coelho, recebe os técnicos da Engemap, responsáveis pela implementação do sistema: Hildebrando Vasconcellos (e) e Luciano(d). Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí

No caminho do desenvolvimento para uma gestão tecnológica, a Prefeitura de Guaraí passa a contar com uma ferramenta digital que integra serviços de geotecnologia, inova e coloca o município no patamar de cidade inteligente. Nesta semana, os técnicos da empresa Engemap, responsáveis pela implementação, estão promovendo capacitação com os servidores públicos da Coletoria, Sala Técnica, Saúde e Educação, para o Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Para a prefeita Fátima Coelho, o sistema de geoprocessamento torna a gestão ágil, econômica e efetiva. “Entramos no caminho de um outro patamar. Uma administração moderna, com conhecimento técnico e pleno de seu território. Com essa ferramenta de geotecnologia, Guaraí investe na organização administrativa, passa a integrar um grupo seleto de cidades inteligentes e uma governabilidade inovadora. Tudo isso, coloca os guaraienses no centro do desenvolvimento”, comemorou a prefeita Fátima Coelho.

O sistema de geotecnologia, instalado no servidor da Prefeitura de Guaraí, permite dados sobre a população, o perfil dos imóveis e o crescimento do município. Com inúmeras possibilidades, é possível fazer o reconhecimento preciso da geografia local, o mapeamento da cidade e o cadastro atualizado dos imóveis. É uma plataforma que permite acompanhar, em tempo real, todos os trâmites e processos internos do município.

Segundo o secretário municipal de Articulação Institucional e Desenvolvimento de Guaraí, Oscimar Barbosa, com a implementação desse sistema, o município moderniza sua estrutura administrativa, além de disponibilizar um serviço a mais para o cidadão. “Guaraí larga na frente e se destaca com uma visão inovadora de gestão e investimentos em geotecnologia dos mais modernos do país. Com tudo isso, o geoprocessamento chega para completar e transformar o Paço Municipal em uma Central de Atendimento ao Cidadão, se tornando referência em serviços público”, frisou.

Nesta semana, os técnicos da empresa Engemap estão promovendo capacitação com os servidores públicos da Coletoria, Sala Técnica, Saúde e Educação, para o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Foto: Gabriel Borges/Prefeitura de Guaraí

Mapeamento aéreo urbano

O sistema de geotecnologia teve início com o mapeamento aéreo urbano. Para isso, foi usado um avião adaptado com câmera de altíssima resolução e precisão para o aerolevantamento, sendo uma cobertura aerofotogramétrica para geração de Ortofotos com GSD (Ground Sample Distance), de 10 cm de resolução. Além disso, o serviço conta com um levantamento a laser, que apresenta toda a altimetria [relevo] do terreno, o que possibilita uma excelente precisão de curvas de níveis para o modelo digital do terreno, da superfície, bem como a atualização da base cartográfica do município.

Benefícios

Com o sistema de georreferenciamento, a Prefeitura de Guaraí avança com o planejamento e definição de políticas públicas direcionadas, além de planejar a oferta de serviços de saúde, educação, regularização fundiária, coleta de lixo, saneamento básico, infraestrutura, rede elétrica, qualidade das construções, e demais serviços públicos.

Recursos federais

O município passa a contar com um sistema de modernização técnica, com informações precisas para pré-projetos que poderão ser apresentados às instituições federais para captação de recursos. Com o sistema, a administração municipal se destaca na precisão das informações que serão disponibilizadas aos órgãos federais.

Após o processo é possível localizar onde estão as demandas e adiantar projetos para solução de problemas das localizações. Os técnicos da Prefeitura de Guaraí contarão com uma ferramenta em tempo real e precisão, com alta definição.

O sistema de geotecnologia chega para completar e transformar o Paço Municipal em uma Central de Atendimento ao Cidadão, se tornando referência em serviços público. Foto: Katiuesse Gris
Servidores públicos da Sala Técnica de Engenharia e Topografia recebem treinamento para o uso das ferramentas de geoprocessamento.