Prefeitura de Guaraí alcança selo Diamante em Radar Nacional de Transparência Pública

O Portal da Transparência da Prefeitura de Guaraí alcançou o selo Diamante, posição mais alta, no Radar Nacional de Transparência Pública. O levantamento foi divulgado na última quinta-feira, 17, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

CONFIRA

O levantamento aponta que Guaraí atende a 100% de 10 itens dos 12 avaliados. Segundo reportagem publicada pelo Portal CT, nesta segunda, 21/11, de 284 entes avaliados, Tocantins tem apenas  21 com selo diamante no Radar Nacional de Transparência, incluindo Guaraí.

Para a prefeita Fátima Coelho, o resultado é uma conquista fruto do eficiente trabalho dos servidores públicos. “Nossa gestão defende o cumprimento de leis e direitos que resguardam a população quanto aos serviços públicos. O Portal da Transparência é uma ferramenta incrível, todo cidadão pode consultar o andamento da aplicação dos recursos públicos. Parabéns aos servidores públicos responsáveis pela excelente execução do trabalho de transparência”, ressalta a chefe do Poder Executivo Municipal.

O levantamento analisou os portais da transparência de órgãos públicos de todo o Brasil, totalizando cerca de oito mil sites avaliados quanto à transparência ativa, que é a disponibilização dos dados de forma espontânea. Ou seja, os portais da União, dos 26 Estados, do Distrito Federal e de 4.191 municípios no período de maio a novembro deste ano.

O Radar Nacional de Transparência Pública é uma criação da Atricon, em parceria com os Tribunais de Contas brasileiros (TCs), o Instituto Rui Barbosa (IRB); o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom); e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), com o objetivo de fomentar a transparência e estimular o aprimoramento dos portais.