Para manter o vínculo escolar, professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí gravam vídeos com mensagens aos alunos

Publicado em

Professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí, que estão em isolamento para conter a disseminação do novo coronavírus, gravaram vídeos para os alunos com mensagens de esperança em meio à pandemia da Covid-19. A iniciativa é uma das ações propostas pela Secretaria Municipal de Educação para adequar medidas voltadas à reestruturação da proposta pedagógica.

A professora Eliete Aguiar, da Escola Municipal Maria do Socorro Coelho Silva, adotou a ideia e considerou a iniciativa um plano de ação muito importante nesse tempo de pandemia e isolamento social. “Os alunos espelham muito em seus professores. Por isso é importante manter o vínculo e incentivar eles com palavras de esperança. Na minha mensagem, eu busquei acalmá-los, transmitindo a certeza de que não foram esquecidos, são queridos e amados por mim e pela escola. Estou com saudades das particularidades de cada um deles”, relatou.

Para a Fernanda Francisca da Silva Sousa, mãe da Débora Sousa Aguiar Bruno, 6 anos, a iniciativa foi aprovada. Ela contou que sua filha estuda o 2º Ano na Escola Municipal Luís de Camões e ficou surpresa quando assistiu ao vídeo de sua professora. “Após mais de um mês e meio sem aula, minha filha está com saudade da escola. Ela pergunta se já pode ir estudar, pois fica sozinha em casa e também sente saudades dos coleguinhas. As crianças, mesmo que ensinamos em casa, o vínculo com os professores é essencial”, explicou a mãe.

A aluna Débora Sousa Aguiar Bruno ficou maravilhada com a mensagem da sua professora. “Achei muito lindo. É bom saber que os professores sentem saudades de nós”, disse.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes, a iniciativa está sendo um sucesso na comunidade escolar, pois, os pais estão solicitando mais vídeos para todos os professores. “As mensagens são de esperança e força para superar as consequências causadas pela Covid-19. Além disso, transmitir a mensagem de que são muito importantes para todos nós, que estamos nos preparando para recebê-los dentro de um planejamento responsável e que garanta a qualidade do ensino e aprendizagem”.

O sucesso é tão visível que os alunos estão retornando com mensagens aos professores, por meio do whatsapp de seus pais. São palavras carinhosas, de respeito e admiração.

Equipe Intersetorial de Estudos Educacionais

A Secretaria Municipal de Educação de Guaraí, seguindo orientações descritas no Decreto Municipal n° 1.476/2020, de 23 de abril de 2020, que suspendeu as atividades educacionais e deu outras providências, dentre elas, em seu artigo Art. 2, incisos I e II, orientou da criação de Equipe Intersetorial de Estudos Educacionais, tendo como objetivo realizar estudos visando adequar medidas voltadas a uma reestruturação da proposta de ensino para educação municipal, durante e pós-pandemia pelo novo coronavírus.

Videoconferência da Equipe Intersetorial de Estudos Educacionais da Secretaria Municipal da Educação de Guaraí

Como primeira ação, a Rede Municipal de Educação definiu formas a fortalecer o vínculo com os alunos, bem como utilizar dessas estratégias para acalmá-los e dar dicas de medidas de segurança contra o Covid-19.