Secretaria Municipal de Assistência Social divulga ações e serviços em Guaraí nos 100 dias de gestão

Publicado em

O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de seus equipamentos do Cras, Creas, CadÚnico e demais serviços que atendem crianças, adolescentes, jovens, idosos e suas famílias, apresenta um desempenho com grande relevância aos guaraienses.

Os problemas sociais são trabalhados criteriosamente pelos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Confira os dados e destaques nos 100 dias de gestão:

Cras

Nos 100 dias, O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizou atendimentos para 102 famílias, além de 134 visitas domiciliares. Os atendimentos técnicos, como psicólogo e assistente social contemplaram 168 pessoas.

Ações sociais beneficiaram 353 crianças e idosos com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O auxílio gestante contemplou 4 famílias.

Cestas básicas

Foram 590 cestas básicas, adquiridas por meio do Governo Federal e Estadual, e entregues para famílias guaraienses.

Passagens

Em 2021, até o mês de abril, foram 12 pessoas em situação de rua e vulnerável beneficiadas com passagens.

Auxílio funeral

Foram 12 benefícios destinados para famílias e pessoas com baixa renda, impossibilitadas de arcar com as despesas referentes ao funeral de seus entes.

CadÚnico

Com 3.652 famílias guaraienses cadastradas, em 100 dias de gestão, o CadÚnico registrou 2.330 atendimentos realizados em Guaraí.

São mais de 1.400 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, do Governo Federal, e atendidas em Guaraí.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou atendimentos para 98 famílias nos 100 dias de gestão. Atualmente, 40 famílias recebem acompanhamentos e ações do PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos).

As oficinas online trabalham políticas públicas específicas para pessoas em situação de medidas socioeducativas. Foram 13 atendimentos para adolescentes com serviços sociais e psicológicos.

Foram 28 atendimentos virtuais, de forma individual, e 8 grupos para adolescentes vítimas de abuso sexual, estupro de vulnerável, violência física e psicológica, todos online.

Foi realizado atendimento para 2 mulheres vítimas de violência doméstica.

Combate às drogas

Também foi realizado a Campanha de prevenção: Diga Não às Drogas – referente ao Fevereiro Vermelho

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Agentes públicos de saúde, educação, social e vereadores debateram planos de combate à gravidez na adolescência, no mês de fevereiro. O debate explorou dos participantes que demonstraram a conexão entre a gravidez na adolescência e problemas socioeconômicos.

Crianças dos grupos de oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Guaraí comemoram a Páscoa

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou ações alusivas à Páscoa, tradicional comemoração que relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo e celebra sua ressurreição.

Com muito amor e dedicação, foram produzidas 300 cestas com uma grande variedade de chocolates, acompanhadas com mensagens cristãs, que foram entregues para crianças dos grupos de oficinas do município.

Cras de Guaraí entrega 80 cestas com canjicas e frutas cítricas para idosos

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), entregou 80 cestas com diversas frutas cítricas e canjicas para as pessoas do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Guaraí.

A famosa canjica, preferida pelos idosos, entrou como principal alimento das cestas.

Vídeos com exercícios

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Academia de Saúde de Guaraí, gravaram vídeos com uma série de exercícios para fazer em casa.

Idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), após assistirem aos vídeos publicados em grupos de WhatsApp, enviaram imagens das práticas realizadas em suas casas.

Festival de pinturas e atividades lúdicas

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, em 2021, diversas atividades lúdicas para crianças, adolescentes e seus familiares. Em destaque, o Festival de Pinturas contou com os alunos top 10 das artes e pinturas.

A ação foi planejada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e apoio do PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos).

Foram entregues kits de arte/pintura e cestas básicas.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria José Ferreira Cursino, considerou essencial o apoio dos equipamentos para o convívio social. “Essa pandemia causada pelo novo coronavírus nos trouxe desafios, tivemos que reinventar maneiras para o bom funcionamento das nossas ações, além de garantir o fortalecimento dos vínculos familiares”, explicou.

A prefeita Fátima Coelho parabenizou os servidores da Assistência Social. “Embora os serviços apresentados são plausíveis, pois comprova que os atendimentos são eficientes, nossa gestão entende que não para por aí, de maneira que contamos com a certeza do avanço e melhorias”.