Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre medicamentos em falta na Farmácia Básica de Guaraí

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí (Semus) esclarece de forma antecipada a respeito de alguns medicamentos em falta por um curto período na Farmácia Básica: Losartana, Metformina, Simeticona e Ivermectina.

Consulte neste link os medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal

Situação 1

Parte desses medicamentos tiveram o abastecimento afetado devido problemas específicos durante o processo licitatório, impossibilitando a conclusão da licitação.

Situação 2

Por outro lado, alguns outros medicamentos não foram entregues por sete empresas licitadas no prazo estabelecido. Diante disso, a Semus  tem adotado ações enérgicas com a notificação dos fornecedores, além das devidas providências cabíveis legais, podendo ser acionadas novas sanções pelo descumprimento do contrato.

Solução

Contudo, a gestão está tomando todas as providências legais cabíveis para que esses medicamentos sejam repostos o mais rápido possível. Uma nova licitação está em andamento para que, brevemente, todos os itens estejam disponíveis ao cidadão.

Vale ressaltar que, os medicamentos citados também podem ser adquiridos por meio dos convênios pela Farmácia Popular do Brasil, por exemplo, redes conveniadas Drogamary, Droganossa e Orifarma.

Investimentos

Em 2024, a Farmácia Municipal distribuiu 297 mil medicamentos. Foram 16 mil pacientes atendidos, mais de R$ 237 mil investidos até então.