Entrega de títulos de propriedade do Setor Menino Jesus de Praga resgata a história do pioneiro Hildebrando de Melo Mota

Publicado em

No coração de Guaraí, uma capela se destaca no Setor Menino Jesus de Praga. A pequena e simbólica igreja é uma das principais testemunhas de uma emocionante história de superação, fé e generosidade. Muito conhecida na cidade, o altar guarda memórias preciosas da família Mota e da comunidade que ali reside.

O Início da Jornada

O pioneiro Hildebrando de Melo Mota, um respeitável comerciante, casado com Luzenilde Coelho Mota, encontrou-se à beira da morte após uma luta contra a meningite na década de 70. Sua mãe, Maria Alice, em um ato de profunda devoção, fez uma promessa em nome de sua recuperação. A graça alcançada inspirou a construção da Capela em agradecimento ao Menino Jesus de Praga.

A Solidariedade se Espalha

Com o passar dos anos, a Capelinha tornou-se um farol de esperança e solidariedade para os residentes de Guaraí. Com o espírito altruísta que permeava sua vida, Hildebrando loteou parte das terras ao redor da capela e doou mais de 60 lotes para famílias de baixa renda.

O Legado de uma Família

Ao lado de seus quatro filhos Mário, Sara, Madson e Murillo, Hildebrando deixou um legado de amor e cuidado pela Capelinha e pela comunidade. A placa metálica localizada no interior da capela, encomendada por Murillo, relata a comovente história por trás da construção da Capela, mantendo viva a memória da promessa cumprida.

Um Espaço Sagrado e Comunitário

Apesar de ter passado para a jurisdição da Igreja Matriz, a Capela Menino Jesus de Praga continua a ser um refúgio espiritual e um ponto de encontro para os moradores leais à sua história. A família Mota ainda hoje se empenha em preservar e manter a Capelinha, realizando benefícios que garantem sua preservação.

A Capelinha Menino Jesus de Praga é muito mais do que uma construção de pedra e argamassa, ela é um símbolo de amor, fé e solidariedade enraizado na história da família Mota e na comunidade de Guaraí. Que sua presença continue a iluminar os corações daqueles que a visitam, relembrando-nos da importância de promessas cumpridas, generosidade e devoção ao próximo.

Regularização Fundiária

Na última segunda-feira, 01 de julho, as famílias da comunidade Menino Jesus de Praga foram beneficiadas com o programa de regularização fundiária promovido pela Prefeitura de Guaraí em parceria com o Tribunal de Justiça (TJTO). Este projeto de inclusão social, chamado “Imóvel Legalizado – Promovendo Cidadania”, foi desenvolvido para beneficiar esses moradores que vivem há anos na informalidade. A entrega dos títulos de propriedade marcou um momento de grande conquista e segurança para essas famílias, que agora podem se sentir legitimamente donas de seus lares.