
A prefeita Fátima Coelho, acompanhada do vice-prefeito Gleydson Bueno, do presidente da Câmara Municipal, vereador Alanzinho, e dos vereadores Karina Sacramento, Emanuel e Mikeias Feitosa, realizou nesta quarta-feira (data) uma visita institucional à Unidade Penal Regional de Guaraí.
Durante o encontro, as autoridades conheceram de perto os projetos de ressocialização desenvolvidos na unidade, que têm promovido resultados significativos na reintegração social das pessoas privadas de liberdade, por meio de atividades produtivas e educativas.
Na ocasião, a direção da Unidade Penal apresentou à gestão municipal um pedido de concessão da área localizada ao lado do presídio, atualmente utilizada como horta. O objetivo é formalizar o uso do espaço e ampliar as ações ressocializadoras, consolidando novas frentes de trabalho para os internos.
Com a cessão do terreno, a Polícia Penal pretende expandir a Fábrica de Artefatos, implantar uma Fábrica de Bolas e desenvolver novas oficinas de capacitação profissional, utilizando a mão de obra carcerária. As ações têm foco social, com a produção de materiais e doações à comunidade, fortalecendo o vínculo entre o sistema prisional e a sociedade guaraiense.
“Essa parceria com a Prefeitura de Guaraí é fundamental para que possamos continuar transformando o sistema prisional em um espaço de oportunidades e reconstrução. A doação desse terreno permitirá ampliar nossos projetos e devolver à sociedade cidadãos preparados para uma nova etapa de vida”, destacou Adriano Almeida, diretor da Unidade Penal Regional de Guaraí.
A prefeita Fátima Coelho reforçou que a cessão do lote será realizada dentro dos parâmetros legais, seguindo todos os trâmites e exigências do setor jurídico, garantindo segurança jurídica e transparência no processo. Ela destacou ainda que a gestão municipal permanece comprometida com iniciativas que unem segurança pública, ressocialização e responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento humano e coletivo do município.
