Prefeitura de Guaraí fortalece conscientização e combate ao trabalho infantil em ação realizada na Escola Raimundo Alencar Leão

Publicado em
Foto: Acervo da Secretaria de Assistência social

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da unidade socioassistencial CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou uma importante ação de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil em parceria com a Escola Municipal Raimundo Alencar Leão.

A iniciativa mobilizou estudantes, professores e toda a comunidade escolar em atividades educativas voltadas à promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, reforçando a importância da educação, da proteção integral e do desenvolvimento saudável durante a infância.

Ao longo das atividades, os professores trabalharam o tema em sala de aula por meio de debates, reflexões e práticas pedagógicas que estimularam os alunos a compreenderem os impactos do trabalho infantil e a valorizarem direitos fundamentais, como o acesso à educação, ao lazer, à convivência familiar e ao pleno desenvolvimento.

Como resultado desse trabalho, os estudantes produziram cartazes e poesias com mensagens de conscientização, demonstrando criatividade, sensibilidade e compreensão sobre a necessidade de proteger a infância e garantir que toda criança tenha a oportunidade de estudar, brincar, aprender e sonhar.

A exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos contribuiu para ampliar o debate dentro da comunidade escolar, sensibilizando crianças, educadores e famílias sobre a importância da prevenção e do combate ao trabalho infantil, uma responsabilidade que deve ser compartilhada por toda a sociedade.

A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Guaraí, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do CREAS e da Escola Raimundo Alencar Leão com a promoção dos direitos humanos e a proteção integral de crianças e adolescentes, fortalecendo a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e comprometida com o futuro das novas gerações.

Trabalho infantil: lugar de criança é na escola

Mais do que uma campanha de conscientização, a iniciativa representa um importante instrumento de prevenção, informação e fortalecimento da rede de proteção à infância. Garantir que crianças e adolescentes estejam na escola, convivendo em ambientes seguros e tendo acesso às oportunidades necessárias para seu desenvolvimento, é um dever de toda a sociedade.

Prefeitura de Guaraí
Secretaria Municipal de Assistência Social
CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Cuidando das pessoas e protegendo o futuro.