Programa de reabilitação dentária com próteses já beneficiou 41 guaraienses em 2021

De iniciativa da Prefeitura de Guaraí, o programa municipal de reabilitação dentária com próteses já beneficiou 41 pacientes com 80 peças em 2021. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde o último mês de outubro, o projeto passou a fazer parte do programa Brasil Sorridente, do governo federal, com contrapartida de recursos federais.

Para cadastramento no programa de reabilitação dentária do município, o paciente passa por triagem e são contemplados de acordo com a lista de espera, “priorizando critérios de idade e urgências (sem dentes)”, informa a gerente de Saúde Bucal da Saúde, Elizabeth da Silva Martins.

Segundo os relatos dos profissionais de saúde bucal de Guaraí, após a reabilitação dentária, são diversas histórias que os pacientes contam aos cirurgiões-dentistas. “Eu estava sem dentes e, agora, com a reabilitação dentária, me sinto novo”, comentou um dos 41 pacientes contemplados.

O objetivo do projeto é devolver o direito das pessoas, que antes tinham vergonha de sorrir, mas, após a reabilitação dentária, fazem questão de mostrar seus novos sorrisos.

Para a cirurgiã dentista Vânia Ribeiro Cosac, o projeto de reabilitação dentária é de cunho social, de fundamental importância para a saúde dos pacientes. “Não é estética, é uma necessidade básica de saúde. A perda dos dentes causa grande prejuízo físico e emocional. Com o sorriso alterado, o paciente fica constrangido e envergonhado ao sorrir, com aparência um pouco mais envelhecida, podendo acarretar problemas psicológicos, com uma autoestima negativa”, explica.

A prefeita Fátima Coelho garantiu a continuidade do projeto em benefício dos guaraienses. “Muito gratificante ver a mudança e autoestima nas pessoas. Vamos continuar com esse projeto social que melhora a vida da nossa população, passam a comer bem e mastigar direito os alimentos”, destacou a chefe do Poder Executivo.