Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, prefeita Fátima Coelho emite mensagem de incentivo à participação feminina na política

Atualmente, 21 mulheres comandam prefeituras no Tocantins até 2024, representando 15% do total de 139 municípios.

“Feliz dia Internacional da Mulher! Que o empoderamento feminino seja crescente, com engajamento e liderança na vida política brasileira”, deseja a prefeita Fátima Coelho

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, 08 de março, a prefeita de Guaraí Fátima Coelho, uma das 21 mulheres que comandam prefeituras nos 139 municípios do Tocantins, emitiu mensagem de estimulo à participação feminina e representatividade na política.

“Fui vereadora por três mandatos pela Câmara Municipal de Guaraí, ingressei na política em 2008, sendo eleita e reeleita em 2012 e 2016, agora, com a missão de administrar esse importante município. Existem questões que uma gestora mulher pode agir com um pouco mais de sensibilidade em relação às causas humanitárias e situações de vulnerabilidade, contudo, isso agrega e não desvaloriza a ação masculina. Por isso, é importante o engajamento feminino para o equilíbrio nas gestões públicas de todo o Brasil”, pondera a chefe do Poder Executivo Municipal.

Na última sexta-feira, 04, a prefeita Fátima Coelho visitou a dona Lindalva, 113 anos, moradora do setor Universitário, e pioneira guaraiense. “É uma juventude acumulada, uma mulher de coragem que muito colaborou com a sociedade e, agora, com muita experiência de vida, ainda nos inspira. Fiz questão de acompanhar o atendimento de saúde domiciliar realizado por uma médica do nosso município”, enfatiza.

“Feliz dia Internacional da Mulher! Que o empoderamento feminino seja crescente, com engajamento e liderança na vida política brasileira. Apesar dos avanços, os números ainda não são bons, mas creio que a situação será revertida”, deseja Fátima Coelho.

(esquerda) prefeita Fátima Coelho; e a médica médica da rede municipal de saúde de Guaraí, Sinária Leite; visitam dona Lindalva (centro), 113 anos; acompanhada de suas filhas.

Dados do município

Em Guaraí, 66% dos servidores públicos do município são do gênero feminino. Na Câmara Municipal de Guaraí, dos 11 vereadores, a Professora Rita Lopes (DEM) é a única parlamentar eleita em 2020, representando 9% na Casa de Leis.

Segundo dados estatísticos do último Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população guaraiense é composta de 49.63% de mulheres e 50.38% de homens, números praticamente iguais.

Mulheres prefeitas em municípios do Tocantins

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/TO), dos 139 municípios do Tocantins, atualmente 21 mulheres comandam prefeituras municipais até 2024. Vale ressaltar que, em Tupiratins, Filomena Coelho (PSD), irmã da prefeita Fátima Coelho, foi eleita como vice-prefeita, entretanto, assumiu o comando da prefeitura após o falecimento do prefeito Janilson Veras. O número representa 15% do total das cidades. 31 mulheres são vice-prefeitas e 229 vereadoras.

O número diminuiu se comparado com as eleições de 2016, quando 24 mulheres foram eleitas para ocupar o cargo do Poder Executivo Municipal.

Estado

Em todo o Estado, de acordo com o Instituto Data Senado, de 2019, o Tocantins possui 49,6% de sua população feminina e 50,4% masculina. No Brasil são 51,8% de mulheres e 48,2% de homens.

Na Assembleia Legislativa do Tocantins, com base nas últimas eleições de 2018, cinco mulheres foram eleitas (20,8%), diante das 24 vagas do Parlamento Estadual.

Dados populacionais do Tocantins e Brasil

Em todo o Brasil

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos últimos pleitos, foram eleitas 651 mulheres prefeitas de municípios do Brasil, inclusive a prefeita Fátima Coelho em Guaraí. Por outro lado, o número representa apenas 12,1% em comparação ao total de 4.638 homens eleitos, que representam 87,9% do total de 5.303 prefeituras no país.

Nas Câmaras Municipais de todo o país, as mulheres são 9.277 eleitas em 2020, representando 15% em comparação aos 48.692 homens eleitos vereadores, o que representa 84% do total de 57.969 parlamentares municipais em todo o Brasil.

Em relação aos estados, apenas uma mulher foi eleita governadora nas eleições de 2018, Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, representando apenas 3,8% em relação aos 25 homens eleitos, sendo 96,2% do total de 26 estados brasileiros.

Deputadas estaduais foram 159 mulheres em todo o Brasil, sendo 15,4% em relação aos 876 do sexo masculino, que representam 84,6% do total de 1.035 parlamentares estaduais. Na Câmara Federal, 77 mulheres (15%), diante dos 436 homens que representam 85% dos 513 totais. No Senado, somente 12 mulheres foram eleitas para as 81 vagas, o que equivale a uma participação feminina de 14,8%.

Um estudo realizado pela União Interparlamentar, organização internacional responsável pela análise dos parlamentos mundiais, mostra que dentre 192 países, o Brasil aparece na 142° colocação do ranking de participação de mulheres na política nacional.

Todos os dados apresentados podem ter sofrido alterações para mais ou para menos, como exemplo, o caso da vice-prefeita de Tupiratins-TO que assumiu o comando após o falecimento do prefeito.