Horta do Centro de Convivência do Idoso de Guaraí produz alimentos e funciona como terapia para o grupo de frequentadores 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaraí implementou o projeto de uma horta para cultivo de hortaliças e tubérculos no Centro de Convivência do Idoso (CCI), mantida pelo grupo de frequentadores do local. Plantar, cuidar e colher alimentos frescos e livres de agrotóxicos entrou na rotina dos idosos.

São 16 idosos que cultivam alface, couve, rúcula, cebolinha, abobrinha, feijão, coentro, quiabo, chuchu, pepino, maxixe, mandioca, inhame, tomate, pimentão e demais alimentos.

Maria Sarafina Ferreira da Silva, 67 anos, frequenta o CCI há mais de 15 anos

A Maria Sarafina Ferreira da Silva, 67 anos, frequenta o CCI há mais de 15 anos. Ela explica a rotina adotada no projeto da horta. “Colaboro cuidando e mantendo o local limpo, semeando, regando e arrancando praguinhas. Quando estão prontos para colheita, levo uma parte para casa e acrescento nas refeições”, conta a idosa. 

Para a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social de Guaraí, Geysa Paixão, a horta é uma excelente atividade para estimular a autonomia e independência dos idosos, pois estimula a memória, a coordenação motora, além de prevenir estresse. “Plantar e colher o próprio alimento além de muito gratificante pode ser uma verdadeira terapia. A  intenção é ampliar o projeto pela produção”, reforça.

Todos os voluntários da horta participaram do curso de Olericultura Orgânica, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), com apoio do Sindicato Rural de Guaraí. 

Pessoas idosas que tenham interesse em participar das atividades promovidas pelo CCI, podem procurar o Cras de Guaraí, localizado na Rua Antônio Miranda Filho, nº 933, Setor Aeroporto, II etapa, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mais informações (63) 3464 4546/4849

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
× DÚVIDAS SOBRE O COVID19?