Com apoio da Prefeitura de Guaraí, Valec incentiva negócios de transportes ferroviários aos empresários da região

Grande potencial logístico de Guaraí é destacado em rodada de negócios promovida pela Valec

Fotos: Gabriel Borges/Ascom/Prefeitura de Guaraí

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, com apoio da Prefeitura de Guaraí, promoveu, nesta terça-feira, 14, o evento Cidade Ferrovia – Promovendo Negócios Ferroviários no Interior do Brasil, que aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Guaraí. A rodada de negócios busca incentivar os empresários para investimentos em transportes pela ferrovia Norte-Sul.

O evento contou com a presença do superintendente da Valec, Danilo Miranda, que tirou dúvidas e dificuldades dos empresários interessados em transportar suas cargas por meio da ferrovia. “Nosso objetivo é oferecer esclarecimentos à classe empresarial sobre questões que os impedem de acesso à ferrovia, bem como mapear as necessidades da região. Temos aqui em Guaraí uma área de 46 hectares disponíveis para os empresários depositarem suas cargas”, explica e anuncia em seguida. “Também temos dois clientes com contratos de concessão para o pátio multimodal de Guaraí, além de um terceiro cliente nas proximidades. Acreditamos que Guaraí é um polo logístico importante e muito interessante para os negócios por estar no epicentro de importantes acontecimentos nessa região do Tocantins”, frisa.

Presente no evento, a secretária executiva da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Geanny Pinheiro, apresentou informações que credencia Guaraí ao patamar dos municípios com forte tendência para o desenvolvimento econômico. “Guaraí é o 4º município em exportações (R$161.796.276), uma área de influência com um raio de 250km”, informou a representante do governo do estado.

Leia mais: Guaraí, forte tendência para o desenvolvimento econômico no setor agroindustrial

Para o secretário municipal de Articulação Institucional e Desenvolvimento de Guaraí, Oscimar Barbosa, o município se destaca por ser uma das seletas cidades providas de acesso direto e estratégico à Ferrovia Norte-Sul. “O projeto da Valec tem o objetivo de realizar rodadas de negócios em regiões estratégicas, identificando potenciais investidores e incentivando o investimento em infraestrutura de transportes nessas regiões, de maneira que o empresário poderá realizar o transporte dos produtos contratando a concessionária atual ou até implementar sua própria área de terminal na região, isso por meio de uma nova concessão”.

A prefeita Fátima Coelho apontou que Guaraí pode se tornar uma das melhores opções de logística do estado. “Estamos localizados no coração do Tocantins, os investimentos que serão executados em todo o município foram planejados para oferecer condições de melhor logística do Tocantins. Temos recebido diversos investidores que acreditam em nossa economia e pretendem instalar suas empresas no município. É o sonho dos guaraienses se tornando realidade para o crescimento econômico e geração de empregos”, destaca.

O evento contou com a participação de empresários, secretários municipais e vereadores da Câmara Municipal de Guaraí, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).