Saiba como identificar agentes do IBGE para coleta de dados do Censo 2022 em Guaraí

Os agentes recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão enfrentando dificuldades para coleta dos dados do Censo Demográfico 2022 em Guaraí. Segundo eles, muitos residentes se recusam a recebê-los, além de residências com os moradores ausentes.

Conforme a coordenadora Censitária Subárea do IBGE em Guaraí, Kivya Regina Sousa Lopes, os profissionais estão uniformizados, de colete e de boné da cor azul. “O morador que não se sentir seguro com a abordagem pode ligar e se certificar que a pessoa é mesmo um recenseador do IBGE ligando gratuitamente no 0800 721 8181”, informa.

No colete de todos os agentes haverá o telefone 0800 721 8181

O ponto de atendimento do IBGE em Guaraí fica no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Antônio Miranda Filho, nº 933, Setor Aeroporto, II etapa.

Conheça os agentes recenseadores do IBGE em Guaraí

Como identificar o agente pelo portal do IBGE

O morador pode também confirmar e identificar o agente pelo portal oficial www.ibge.gov.br ao acessar automaticamente um banner oferece o serviço: Deseja confirmar se o entrevistador é do IBGE? Peça o número da matrícula no crachá do entrevistador e informe no campo abaixo. Podendo também ser CPF ou RG.

Agendamento

Segundo o IBGE, quando o recenseador passa no local e não encontra o morador, o agente deixa um recado com contatos, incluindo whatsApp, de maneira que o morador pode entrar em contato solicitando o retorno do agente, agendando um horário e data para a entrevista.

Balanço 

Segundo o IBGE, até o momento, 6.195 endereços foram visitados e 10.628 residentes recenseados.

Ainda segundo o balanço prévio, dos 53 setores censitários de Guaraí, 7 foram finalizados, 17 estão com coleta de dados em andamento e 29 ainda não foram iniciados, Até o momento, em 58 endereços visitados, os moradores não aceitaram participar do levantamento.

A importância do Censo 2022

A população precisa contribuir e facilitar os trabalhos dos recenseadores. Um procedimento fundamental para atualização dos dados da cidade, gerando dados para os investimentos nas políticas públicas, tanto do governo quanto da iniciativa privada. 

Em Guaraí, 19 recenseadores estão visitando todos os bairros do município para colher dados sobre saúde, educação, mortalidade, fertilidade, cor ou raça, trabalho e renda.

O resultado do Censo 2022 será divulgado no próximo ano. Esta é a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país, com o objetivo de oferecer um retrato da população brasileira, das condições domiciliares e características socioeconômicas.

Realizado a cada 10 anos, o censo era para ter sido realizado em 2020, mas foi cancelado por causa da pandemia e, em 2021, a pesquisa foi suspensa por cortes no orçamento e transferida para este ano.

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Pular para o conteúdo