Guaraí mantém índice de desempenho no IDEB e fica entre as cinco melhores em educação básica dos municípios do Tocantins

A Rede Municipal de Educação de Guaraí está no Top 5 de melhores municípios do Tocantins no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb-2021). Com média 5,7 nas séries iniciais (1º ao 5º ano), o município manteve o desempenho do último IDEB-2019. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 16/09, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No ranking do IDEB, Guaraí está empatado com os mesmos índices de Araguaína, média 5,7. A Rede Municipal da Educação conta com mais de 2,3 mil alunos matriculados em oito escolas.

Prefeita Fátima Coelho recebe alunos para o retorno das aulas presenciais durante a pandemia

O secretário municipal de Educação, Sebastião Mendes, avalia que o resultado é motivo de comemoração. “Em meio a pandemia causada pela Covid-19, com escolas fechadas e ensino remoto, levando em consideração que o Brasil registrou piora no aprendizado de estudantes em todos os níveis avaliados, mesmo assim a aprendizagem em Guaraí não caiu o rendimento. Tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação dos educadores, alinhado aos investimentos injetados pela Prefeitura de Guaraí ”, defende o gestor.

Durante a pandemia, com medidas inovadoras adotadas para o ensino remoto, a Rede Municipal de Educação de Guaraí chegou a ser considerada modelo e referência  para municípios tocantinenses na retomada das aulas não presenciais, de tal forma que o projeto de proposta pedagógica de Guaraí foi indicado para representar o Estado do Tocantins em estudo nacional, realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE – IRB) e por 26 Tribunais de Contas de todo o Brasil.

“Quero parabenizar os profissionais da Rede Municipal da Educação de Guaraí, em especial nossas crianças, pelo nível de desempenho. Sem os esforços de professores e alunos, tudo seria muito difícil. Pode contar comigo. Pode confiar”, comemora a prefeita Fátima Coelho.

Em 2021, a Prefeitura de Guaraí entregou às escolas municipais 55 notebooks para reforço no apoio tecnológico das atividades pedagógicas.

Investimentos

Com o planejamento adotado para a valorização dos servidores públicos municipais, em janeiro de 2022, a Prefeitura de Guaraí pagou cerca de 3,2 milhões, em parcela única, de direitos dos educadores, referente aos retroativos do piso, enquadramentos, titularidades, progressões horizontal e vertical, além de correções monetárias de 2018 a 2021. Mas não para por aí, o estudo de impacto financeiro segue em busca de soluções para outras demandas com a classe.

Vale também destacar os investimentos em salas de aula climatizadas com ar condicionado, alimentação escolar de qualidade e referência no estado, uniformes, tênis, kits com materiais escolares; salas de aula com apoio de equipamentos tecnológicos, aparelhos de TVs, datashow e demais meios de apoio pedagógico. As escolas também receberam reforma, adequações e manutenção de suas estruturas físicas.

Em 2021, a Prefeitura de Guaraí entregou para as escolas municipais 55 notebooks e equipamentos de mídia para reforço no apoio tecnológico das atividades pedagógicas.

O secretário municipal de Educação, Sebastião Mendes, e a prefeita Fátima Coelho recebem os alunos para o retorno das aulas presenciais durante a pandemia

Neste segundo semestre de 2022, as escolas municipais receberam mais de 1.400 brinquedos, jogos e brincadeiras. A estratégia pedagógica busca reforçar as atividades lúdicas no aprendizado das crianças. São diversas bonecas, girafas didáticas, carrinhos, violas de plástico, carrinhos de boneca, kits de basquete, relógio didático, família terapêutica e tatames, além de parquinhos, Casa do Tarzan), gangorras, escorregadores, balanços, cama elástica e piscina de bolinhas, instalados nas unidades educacionais.