Prefeitura de Guaraí recebe novos maquinários e implementos agrícolas

Deputado federal Osires Damaso entrega maquinários, equipamentos e implementos agrícolas para a prefeita Fátima Coelho

A prefeita Fátima Coelho recebeu, nesta segunda-feira  (19/12), em Palmas, mais maquinários, equipamentos e implementos agrícolas para apoio nos serviços, obras, produção rural e desenvolvimento econômico de Guaraí. As máquinas foram entregues pelo deputado federal Osires Damaso, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O pacote de máquinas e equipamentos conta com: 01 caminhão caçamba, 01 rolo compactador com trator motorizado, 01 Unidade Móvel de Fabricação de Farinha, além de 01 grade aradora para trator, 01 balança eletrônica e 01 sulcador para plantio de mandioca.

Fábrica de Farinha

Destaque para a Unidade Móvel de Fabricação de Farinha, segundo informa a Codevasf, a fábrica de farinha móvel dispõe de um sistema de produção completo (descascamento, trituração, prensagem, torragem e peneiramento). “Essa unidade pode ser utilizada em qualquer local. Não há necessidade de energia elétrica, a mesma é movida por grupo gerador a diesel e pode ser puxada por qualquer veículo tracionado, possuindo sistema de luzes para o funcionamento durante a noite”, informa o portal codevasf.gov.br.

Para a prefeita Fátima Coelho, o equipamento representa um avanço tecnológico na produção de farinha de mandioca em Guaraí. “Estaremos disponibilizando esta fábrica para os pequenos produtores rurais do projeto municipal Lavoura Comunitária, idealizado pela Prefeitura de Guaraí, aperfeiçoando e com o foco na qualidade de vida das famílias, garantindo aumento de produção e renda”, destaca a chefe do Poder Executivo Municipal.

Produção da Fábrica de Farinha

Além da praticidade, economia e vantagens logísticas, a unidade destaca-se também pelo benefício socioambiental. “Nesta agroindústria, pode-se reduzir em 70% a queima de lenha e foram criados meios para reutilizar a água no processo de lavagem das raízes e armazenar de forma correta a manipueira (líquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha). Saindo do modelo tradicional de levar a mandioca até a casa de farinha, essa fábrica de farinha móvel irá até o plantio de mandioca, evitando assim, despesas de mão de obra e gerando mais lucro no final do processo”, informa a Codevasf

Em termos de capacidade de produção, o forno para torragem tem capacidade para 100 kg/hora. O ralador e o triturador de mandioca permitem o processamento de 1.500 kg/hora. A peneira elétrica tem capacidade para 400 kg/hora. A prensa hidráulica pode processar até 1.000 kg/hora. O lavador e o descascador de mandioca têm capacidade para 400 kg/hora. A produção diária varia de acordo com a quantidade de mão de obra empregada.

Prefeitura de Guaraí investe em capacitações e servidores municipais avançam no aprendizado da nova Lei de Licitação
Prefeitura de Guaraí alcança selo Diamante em Radar Nacional de Transparência Pública
Refis 2022: Prefeitura de Guaraí oferece descontos de 95% em juros e multas e situações de parcelamentos podendo chegar até 60x