Guaraí divulga calendário das aulas para 2022 e Conselho Municipal aprova oferta de turmas do 6º Ano e EJA no município

Mais de 2,3 mil alunos, das oito escolas municipais, retornam às salas de aula no dia 31 de janeiro. O período para novas matrículas é de 3 a 15 de janeiro.

Em 2021, a Prefeitura de Guaraí investiu nas escolas municipais com aquisição de itens de prevenção e segurança contra o coronavírus.

A Secretaria Municipal de Educação de Guaraí divulgou, nesta quarta-feira, 22, o Calendário Escolar para o ano letivo de 2022 nas oito escolas municipais. No próximo ano, os alunos da rede municipal retornam às salas de aula no dia 31 de janeiro. A novidade é a aprovação pelo Conselho Municipal da Educação que amplia o atendimento do ensino fundamental para novas turmas de 6º Ano, que antes era até o 5º ano, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com turmas de alfabetização e séries iniciais, do 1º ao 5º ano.

Confira a proposta para novas turmas de 6º Ano e EJA

BAIXAR CALENDÁRIO ESCOLAR 2022

O Calendário Escolar conta com 202 dias letivos exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição Federal.

Segundo o secretário da pasta, Sebastião Mendes, além das atividades letivas, estão previstos períodos de formação continuada, avaliações diagnósticas, festejos juninos, projeto e ações educacionais. “A novidade fica por conta da Feira de Ciências e Inovação Científica (Fecic); I Feira Literária e II mostra pedagógica”, detalha.

Ainda de acordo com a Educação, não estão previstos sábados letivos, “a não ser como compensação de recesso por feriados prolongados, ao longo do próximo ano”, conclui Sebastião Mendes.

No mês de julho é assegurado aos docentes os 30 dias de férias e recesso escolar, de acordo com os termos legais. O ano letivo está previsto para o encerramento em 16 de dezembro.

A Rede Municipal da Educação de Guaraí conta com mais de 2,3 mil alunos.

Novas matrículas

Para novas matrículas, a Educação informa que o período para novas matrículas no ano letivo de 2022 estará liberado por meio do Sistema Integrado de Gestão Escolar (Sige) a partir do dia 3 de janeiro até dia 15 do mesmo mês.

Para realizar a matrícula online basta acessar o link Matrículas Online e escolher a opção: Solicitação de Matrículas.

O período de confirmação e assinatura por pais e/ou responsáveis é presencial, de 18 a 28 de janeiro. Servidores das escolas municipais estarão entrando em contato por telefone para marcar o horário de comparecimento na unidade educacional.

Para a efetivação das novas matrículas deve ser apresentado cópias e originais dos seguintes documentos:

Certidão de nascimento;

Histórico escolar ou declaração, em caso de transferência;

Ficha de aproveitamento Individual, quando se tratar de transferência no decorrer do ano letivo;

Carteira de Identidade e CPF (caso a criança possua);

02 foto 3×4;

Carteira de vacinação em dia, para os alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano.

Cópia de Comprovante de Endereço atualizada, se locatário de imóvel, apresentar declaração reconhecida em cartório;

Cartão SUS;

Cartão do NIS (para quem recebe Benefício Social do Governo Federal);

Todos os Documentos Pessoais dos pais ou responsáveis pela criança (RG, CPF, endereço e contato telefone atualizado).

Em 2021, a prefeita Fátima Coelho acompanhou o retorno das aulas e vistoriou as escolas municipais

ESCOLA MUNICIPAL SOSSEGO DA MAMÃECentro, (63) 3464-1306

Educação Infantil (Pré-escolar – Período II) – Crianças de 5 anos, completos até 31 de março;

Ensino Fundamental anos iniciais (1° ao 5° ano) – idade inicial 6 anos completos até 31 de março;

Ensino Fundamental anos finais – 6° ano – Período Matutino (até 3 turmas) e Vespertino (até 3 turmas)

ESCOLA MUNICIPAL LEÔNCIO DE SOUSA MIRANDAsetor Pestana, (63) 3464-4940

Educação Infantil (Creche ao Pré-escolar – Período II) – Crianças a partir de 2 anos, completos até 31 de março;

Ensino Fundamental anos finais – 6° ano – Período Matutino ( 1 turma) e Vespertino (1 turma)

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DO SOCORRO COELHO SILVA – setor São Luiz, (63) 3464-4917

Ensino Fundamental anos finais – 6° ano – Período Matutino (1 turma) e Vespertino (1 turma)

ESCOLA MUNICIPAL JK setor. Aeroporto, (63) 3464-4941