Prefeitura destina R$24 mil para a Associação Casa do Vira-Lata que abriga, cuida e alimenta cães e gatos em Guaraí

Prefeita Fátima Coelho (azul) com as voluntárias da Associação Casa do Vira-Lata

Por meio do Projeto de Lei nº 790/2022, a Prefeitura de Guaraí regulamentou a doação do auxílio financeiro de R$ 24 mil, divididos em 12 parcelas, para a Associação Casa do Vira-Lata, entidade sem fins lucrativos e que abriga cães e gatos (pets) encontrados em situação de abandono em Guaraí. A primeira parcela está programada para repasse em janeiro de 2023.

“Estamos contribuindo para a continuidade e melhoria dos trabalhos desenvolvidos pela associação, uma demanda que há tempos planejamos para atender de acordo com as leis, regras e burocracia. A administração pública é regida por todo um rito que deve ser seguido. Mas, enfim, conseguimos efetivar a contribuição para esse lindo projeto social em prol dos animais em situação de abandono em nossa cidade”, falou a prefeita Fátima Coelho.

De acordo com o Projeto de Lei, os recursos são exclusivos para manutenção do abrigo, aquisição de alimentação, medicamentos e outras necessidades que possam suprir as carências advindas de uma situação, mediante regulamentação estabelecida pelo convênio celebrado entre as partes. O município também compromete-se com suporte veterinário aos animais da associação e, em parceria com a associação, apoio na realização de feiras de adoção, buscando adotantes, utilizando ainda de seus canais oficiais para divulgação dos eventos.

Conforme a responsável pela associação, a voluntária Claudia Helena Benício, atualmente são cerca de 80 cães e gatos que estão aos cuidados da Casa do Vira-Lata. “Agradeço a prefeita Fátima Coelho pela sensibilidade em colaborar com essa quantia, vale destacar que vamos prestar contas para a prefeitura de todos os valores destinados. Aproveitar a oportunidade e incentivar novos voluntários e colaboradores para contribuírem com a associação, não apenas levando os pets para abrigo no local, mas contribuindo com a continuidade da hospedagem, alimentação e reforma da estrutura da Casa Vira-Lata”, ressalta.

Colabore! Casa Vira-Lata precisa de ajuda

De acordo com a voluntária, a Casa Vira-Lata, onde os pets estão alojados, fica localizada em três lotes no Setor Por do Sol II, adquiridos de forma parcelada e com recursos do próprio bolso das voluntárias que deram início ao projeto. Contudo, mediante alguns imprevistos financeiros, as parcelas foram se acumulando e, atualmente, a dívida chega a R$20 mil em parcelas atrasadas, podendo resultar na perda dos direitos legais dos terrenos.

Segundo a voluntária, a associação existe há 12 anos. “Na época, ao frequentar estabelecimentos de alimentação em Guaraí, me deparava com os animais famintos, maltratados, em situação de abandono e circulando pelas ruas da cidade, sem abrigo adequado e expostos aos riscos de atropelamento. Conseguimos comprar três lotes, com entrada e de forma parcelada, no Setor Por do Sol II, para continuidade do projeto até os dias atuais. Porém, o número de pets cresce, apareceram alguns imprevistos e novas demandas para o bom funcionamento”, justifica a voluntária.

Como ajudar

Quem pretende ajudar, deve procurar a voluntária responsável: WhatsApp (63) 9 9988-7944. Contribuições financeiras podem ser repassadas diretamente para o PIX/CNPJ 46.312.023/0001-32. Conheça o trabalho da associação e siga também a página da entidade no Instagram – @viralata.guarai.

Refis 2022: Prefeitura de Guaraí oferece descontos de 95% em juros e multas e situações de parcelamentos podendo chegar até 60x
Prefeitura de Guaraí alerta para penalidades aos proprietários de animais de grande porte soltos em vias urbanas: ‘sujeito à apreensão e multa’
Prefeitura de Guaraí alcança selo Diamante em Radar Nacional de Transparência Pública
Prefeitura de Guaraí investe em capacitações e servidores municipais avançam no aprendizado da nova Lei de Licitação