Prefeitura de Guaraí tranquiliza comunidade sobre continuidade das aulas

A Prefeitura de Guaraí, em resposta ao ofício recebido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET) na última quinta-feira, 14, sobre a possibilidade de greve, tranquiliza os pais e responsáveis garantindo a continuidade das aulas. A administração municipal está analisando todas as possibilidades financeiras e jurídicas a curto, médio e longo prazo. O objetivo é chegar a um novo acordo junto ao sindicato, assegurando a estabilidade e qualidade do ensino para os alunos.

Ao longo dos anos, a prefeitura de Guaraí tem se empenhado em ações que visam a valorização dos servidores municipais, não apenas na área da Educação, mas em todos os setores. Em 2023, foi estabelecido um compromisso de garantir a aplicação do piso salarial no início de carreira dos Profissionais da Educação, compromisso este que está sendo honrado desde janeiro de 2024.

O valor estabelecido para o piso salarial da categoria em 2024 é de R$ 4.580,57, no entanto, a gestão está pagando uma remuneração que varia entre R$ 5.412,23 e R$ 8.875,70, demonstrando um compromisso efetivo com a valorização dos profissionais da Educação. Em média, os salários já estão 51,6% acima do valor estipulado para o piso de 2024.

Guaraí investe significativamente na Educação, destinando 26,79% da receita resultante de impostos municipais para esse fim, superando o mínimo obrigatório de 25%. Os benefícios desses investimentos são visíveis em todo o município:

Todas essas ações têm contribuído direta e indiretamente para o desenvolvimento da educação em Guaraí, que se destaca entre as 5 melhores dos municípios tocantinenses, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb-2021), evidenciando o compromisso e a dedicação da administração municipal em proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos.