Prefeitura esclarece sobre os procedimentos para a implantação da nova Creche Municipal de Educação Infantil

Após investimentos com recursos próprios, a Prefeitura  de Guaraí, receberá a tão esperada creche Professora Áurea Gonçalves Moreira Macedo, situada no Setor Pestana e esclarece sobre o andamento dos procedimentos para a Implantação. A construção desta importante instituição está em fase final e prevista para inauguração ainda neste mês de abril.

Gostaríamos de esclarecer detalhes cruciais sobre esse projeto que impactará positivamente nossa comunidade.

Sobre a Construção da Creche:

Desde o início da atual gestão, foi dada a retomada das obras de construção da creche, orçada em R$ 2,8 milhões, sendo pouco mais R$ 1,5 milhão de recursos próprios do município e R$ 1,3 milhão de recursos federais, onde se encontra em fase de conclusão para ser inaugurada, inclusive, as matrículas já se encontram abertas para os pais ingressarem seus filhos.

Sobre o funcionamento

Situada no Setor Pestana, a creche terá uma capacidade para atender entre 240 a 300 crianças em período integral ou até mais de 400 crianças em turmas parciais, o que também aumentará a demanda por mais servidores da educação para o funcionamento da unidade.

É de conhecimento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) que com o funcionamento da creche ainda neste mês de abril, aumentará a receita direta, resultante do aumento de crianças matriculadas no município. Para tanto, a Gestão Municipal enviou o projeto de lei complementar (N°06/2024) que ainda tramita na Câmara de Guaraí, com o objetivo principal de implementar o quadro de servidores para atuarem na creche, sendo contratados mediante a quantidade de alunos matriculados.

Medidas Adicionais:

Essa é uma medida a curto prazo que foi apresentada ao SINTET, que também é conhecedor dos planejamentos a médio e longo prazos para a possível realização de concursos públicos pela Prefeitura de Guaraí, como, a aprovação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCRs), equacionamento do GuaraiPrev e ajustes nos índices da folha de pagamento.

A gestão municipal implantou ainda mudanças nos níveis da tabela vertical, proporcionando um acréscimo de 6% em todas as categorias em relação à tabela salarial anterior.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e dedicação em proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores, com prudência, e ampliar o acesso das nossas crianças à educação de qualidade.