Guaraí atrai novos empreendimentos: ‘Estão chegando para reforçar o desenvolvimento da economia’, comemora a prefeita Fátima Coelho

A prefeita Fátima Coelho esteve, na última semana, visitando novos empreendimentos que estão chegando em Guaraí. Para a chefe do Poder Executivo, grandes investidores estão acreditando no município: “sejam bem-vindos, nossa cidade vem passando por grandes transformações e se tornando destaque no cenário estadual. O reflexo pode ser visto pelas grandes empresas que estão se instalando, investindo e gerando mais empregos e renda”, ressalta.

Na região do São João, na chácara São Manoel, a prefeita Fátima Coelho conheceu o abatedouro de aves que iniciou suas atividades em novembro de 2022.  No Assentamento Soledade, na Fazenda Sacramento, a chefe do Poder Executivo visitou  um Laticínio de pequeno porte, com produção desde agosto de 2022. Os empreendimentos são inspecionados pelo Serviço Municipal de Inspeção (SIM), ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Destaque para o caminhão usina de micropavimento asfáltico, confira a agenda dos serviços públicos da Prefeitura de Guaraí nesta semana

Chiquinho Sorvetes

A prefeita Fátima Coelho participou da inauguração das instalações em Guaraí de uma das maiores redes de sorveterias do Brasil, o Chiquinho Sorvetes. Atualmente, a franquia conta com quase 600 unidades espalhadas por vários estados do país.

Empresa do segmento de sorvetes, bebidas, cafés, doces e salgados, a Chiquinho Sorvetes foi fundada em 1980, na cidade de Frutal, em Minas Gerais, tendo passado a atuar como franquia no ano de 2010.

Novas agências bancárias

Recentemente, novas agências bancárias investiram em Guaraí, o Banco Santander e a Cooperativa Sicoob, ambas instaladas na Avenida Bernardo Sayão. Diante disso, vale ressaltar a força e o desenvolvimento da região, de maneira que Guaraí se destaca pela estrutura urbana e economia pujante.

Guaraí é o 7º do Tocantins com mais empresas abertas em 2022

Conforme balanço divulgado pela Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Guaraí foi o 7º município do Estado onde mais empresas foram abertas ao longo do ano de 2022. Os dados indicam que foram abertos 376 registros para o exercício de atividades comerciais em Guaraí no último ano.

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças de Guaraí estima que mais de 3,5 mil empresas estão ativas no município, dentre ME, EPP, MEI e demais.

Distrito Agroindustrial

Mais um sonho dos guaraienses que se torna realidade, em novembro de 2022, teve   início as obras de infraestrutura do Distrito Agroindustrial de Guaraí. O investimento é um dos mais esperados pelos guaraienses, que acreditam no desenvolvimento econômico do município, sobretudo na geração de emprego e renda pelas empresas.

Os recursos para infraestrutura são do Governo do Tocantins, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), com investimentos de  R$7,4 milhões para Infraestrutura.

Reativação da usina de extração de calcário

Uma das bandeiras da prefeita Fátima Coelho, o projeto de retomada das atividades da antiga usina para extração de calcário no município está próximo de se tornar realidade. A iniciativa é em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto).

A exploração de calcário fortalecerá o desenvolvimento social e econômico,  sobretudo a geração de emprego no município e região. Uma iniciativa que beneficiará não apenas nossos agropecuaristas, mas todos os produtores da região que precisam do calcário. Com a extração aqui, o produto pode ser adquirido com a redução do frete.

Maior plantio de melancia por gotejamento

Guaraí também se destaca pelo maior plantio de melancia com sistema de gotejamento do Brasil. São mais de 500 hectares plantados por ano, uma produtividade de 25 mil toneladas. Mais de 1,6 mil caminhões que carregam as frutas por ano para o território nacional, além de países da América do Sul, por exemplo, Paraguai e Argentina. São cerca de 10 milhões de investimentos por custo de produção anual. A produção de melancia gera cerca de 350 a 400 empregos.

“Guaraí é uma cidade próspera e promissora, é vista com bons olhos pelos empreendedores e está sendo escolhida para grandes investimentos. Cada vez que um empreendedorismo chega no município, é um presente para os guaraienses, pois gera empregos diretos e indiretos, além da geração de renda. Isto é prova de que Guaraí está reagindo positivamente”, reflete a prefeita Fátima Coelho.

Guaraí conta com uma logística estratégica, às margens da BR-153, aproximadamente 30 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, possibilitando todo o escoamento da safra. Silo da Agrofarm em Guaraí: empresa atua em Guaraí desde 2003, gera mais de 100 empregos diretos e fatura em torno de 200 milhões por ano
Prefeita Fátima Coelho comemora sucesso do CarnaGuaraí: ‘Após 7 anos, resgatamos e devolvemos essa festividade aos guaraienses’, diz
Prefeita Fátima Coelho e vereadores prestigiam entrega de viatura para a futura unidade do Corpo de Bombeiros de Guaraí
CarnaGuaraí gera oportunidades, movimenta negócios e empreendedores da moda e beleza comemoram